1 de dezembro de 2011

Maranhão tem o pior índice na distribuição de médicos

Pesquisa revela que o estado do Maranhão tem menos de um médico para cada mil habitantes.

O Maranhão acumula mais um dado negativo no cenário nacional. O estado é o último colocado na distribuição de médicos, com 0,68 médicos para cada mil habitantes, tendo ficado abaixo da média nacional que é de 1,95 médicos para cada mil habitantes, de acordo com a pesquisa Demografia Médica no Brasil, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
Segundo a pesquisa, no estado existem 4.486 médicos para 6.569.683 pessoas. A situação só melhora quando o estudo avalia o número de médicos nas capitais, apontando São Luís com 2,33 médicos para cada mil habitantes, colocando a capital maranhense em 19º. Mais da metade dos médicos do Maranhão estão concentrados na capital, totalizando 2.250 médicos, para atender uma população estimada em 966.989 habitantes, dados estes revelados em pesquisa no ano passado.
Já para quem aderiu um plano de saúde, em São Luís, e tem a opção de fazer uso dos estabelecimentos de saúde privados, a média sobe vertiginosamente para 6,42 médicos para cada mil habitantes. A pesquisa revela que 252.115 pessoas possuem planos de saúde em São Luís e que essas pessoas podem contar com 1.618 profissionais  que ocupam postos de trabalho privados.

Fonte: O imparcial
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

8 comentários:

  1. e em turilandia curio da 2 quase medicos pra toda os moradores da cidade

    ResponderExcluir
  2. Para falar a verdade, a população que se lixe. O que eles desejam é todo mundo na ´porta deles pedindo esmolas. Este é o pensamento dos Prefeitos, Vereadores, Deputados, Senadores, Governadores e Presidente da Republica. E nós que elegemos este pessoal. Não dá pra acreditar.

    ResponderExcluir
  3. E o Governo do Maranhão gasta mais de 20 milhões com propaganda na Mirante dizendo que a saúde do Maranhão é a melhor do Mundo. E os bestas acreditam.

    ResponderExcluir
  4. Quando Rosengana adoece e isto acontece toda semana, ela vai para São Paulo e para os Estados Unidos. Não confia na medicina do Maranhão. Vejam quanta contradição. É o Maranhão para tolos.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é certa - somos os maiores idiotas do planeta, nisto ninguem nos ganha.

    ResponderExcluir
  6. O pior de tudo, o pior mesmo, é que a maioria das Prefeituras desciam parte do dinheiro que vem pra saúde. Turilandia é um caso destes. Nada acontece neste Brasil varonil. Enquanto isto vai morrendo gente e o Prefeito comprando gado.

    ResponderExcluir
  7. ENQUANTO ISSSO....
    A PEC 29 que aumenta a participação do Governo federal na Saúde dorme nas gavetas do senado, sob a tutela do Sarney e a pedido da Presidenta Dilma. Dinheiro para a Saúde temos, desde que a roubalheira diminua. Ore ou reze para não adoecer, pois senão você vai ter que pegar uma ambulância velha, um ferry boat todo enferrujado e vai sem dúvidas, morrer no corredor do Socorrão. é este o governo do PT.

    ResponderExcluir
  8. E sem dúvida alguma voce vai conseguir um caixão com o Prefeito, que vai dar graças a Deus pois é um a menos para lhe encher o saco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.