13 de janeiro de 2012

O analfabeto político

"O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

Nada é impossível de Mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.

Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.

Privatizado, privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.

Antologia Poética de Bertolt Brecht
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

3 comentários:

  1. É a política não suporta esse tipo de pessoas que querem exercer um cargo político. Pra ser um vereador como exemplo, tem que ser pessoas que sabem contextualizar tudo que acontecem no município, estado, país e mundo. Mas como pode acontecer isso se o eleito é analfabeto de PAI e MÂE. Se não sabe nem ler? Que só sabe fazer o zero porque senta na areia? É triste não pra ele que como é ANALFABETO e não entende BULHUFAS de contextualização e nem procura uma escola pra estudar. Nâo procura por pensar que seja humilhante. BURRO, IGNORANTE é mais vergonhoso usar o povo pra seu enriquecimento escuso. Serve também pra prefeitos também.
    Não me refiro a todos clarl. MAs se o chapeu serviu. COLOQUE EM SUA CABEÇA.
    DO JEITO QUE TÁ NÃO PODE FICAR. MUDANÇA JÁ.

    ResponderExcluir
  2. É muito diicil digerir a idéia que temos legisladores em Turilandia que são analfabetos. Isto é o pior de tudo. Não vamos falar nos nomes porque o povo alfabetizado conhece as figuras.

    ResponderExcluir
  3. UMA COISA IMPRESSIONANTE:
    A Prefeitura de Turilandia recebeu no mês de Dezembro aproximadamente cinco milhões de reais ( R$ 5.000.000,00), e mesmo assim os débitos da Prefeitura continuam com os credores mais diversos, sem falar nos funcionários que ainda não receberam. Do outro lado as ostentações por parte de familiares do Prefeito, todos desempregados, mostram para onde correu o dinheiro. O irmão que agora é Tesoureiro acaba de comprar através de laranjas, um apartamento para uma das suas mulheres. Toda a familia do Prefeito está em São Paulo fazendo compras com o dinheiro desviado da Prefeitura. Enquanto isto o Promotor e o Juiz estão de férias e fazem de conta que nada acontece do outro lado do Turi. É isto ai, furta quem pode e quem não pode bate palmas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.