11 de fevereiro de 2012

O verdadeiro "Jeitinho Brasileiro": A arte de acomodar-se

Qualquer indivíduo está sujeito a cometer atos ilícitos quando não teve uma boa formação moral, isso é inerente à raça humana, independente da nacionalidade. O maciço desvio de dinheiro público para fins particulares, no Brasil, ocorre devido à acomodação com a atual situação, visto que a sociedade já aceita a corrupção com normalidade e a legislação continua complacente com os erros.

Tal infração já é vista com naturalidade pela população, o que leva a falta de incentivo para se aprofundar nas investigações das irregularidades encontradas. As constantes denúncias de extravio da verba pública fazem com que a indignação dos cidadãos vá diminuindo a cada novo caso divulgado pela mídia. Esta percebe isso e, por conseguinte, não costuma cobrir as investigações até o final, preocupando-se em buscar novos casos. Dessa forma menos pressionada, fica mais fácil de o réu encontrar maneiras para postergar as acusações e descobrir mecanismos para se livrar dela.

Já esse retardamento do processo, provém da impunidade gerada pela atual Constituição federal e pela legislação do Direito Processual Penal. O excesso de recursos permitidos e a dificuldade para recolher provas diminuem a possibilidade de punição do infrator. Com o suspeito dinheiro ilegal, é possível contratar os advogados mais gabaritados para propiciar tal prolongamento do julgamento. Se forem analisados os principais escândalos das duas últimas décadas, nenhum resultou em prisão definitiva do acusado. Assim, o mal intencionado sente-se mais seguro para cometer suas irregularidades planejadas.

Nessa conjuntura, fica nítido que urge não só a alteração de algumas leis pelo legislativo por emendas constitucionais, senão também um acompanhamento mais extensivo dos meios de comunicação no andamento de cada nova acusação de corrupção, com o intuito de forçar o judiciário a fazer justiça. Dessa maneira, a corrupção, finalmente, poderá ser uma página virada na história da República Federativa do Brasil.

autor desconhecido
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

5 comentários:

  1. a corrupção só vai acabr quando a policia resolver colocar todos esses bandidos politicos na cadeia

    ResponderExcluir
  2. NO MOMENTO EM QUE UM PARTIDO POLITICO COMO O PT ASSUMIU AS RÉDEAS DO GOVERNO, FORMADO POR PESSOAS TODAS ANSIOSAS EM ENRIQUECER RAPIDAMENTE, COM UM PRESIDENTE QUE FEZ VISTA GROSSA A TODO ESTE CARNAVAL DE LADROAGEM QUE ASSISTIMOS HÁ QUASE DEZ ANOS. NO MOMENTO EM QUE CHAMOU PARA SEUS ALIADOS PARTIDOS JÁ CONHECIDOS NA HISTÓRIA PELO SEU PASSADO INESCRUPULOSO, NO MOMENTO EM QUE ROUBAR PASSOU A SER UM REFERENCIAL POLITICO, QUANTO MAIS ROUBA MELHOR É, E QUANDO ESTA PRÁTICA SE ALASTRA NO ÂMBITO DOS TRES PODERES, LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, NO MOMENTO EM QUE OS HOMENS E MULHERES COLOCAM DINHEIRO NAS CUECAS E CALCINHAS, NÓS VAMOS ESPERAR O QUE NOS MUNICIPIOS - ROUBALHEIRA TAMBÉM E MUITA ROUBALHEIRA, COM A COBERTURA DE UM PODER JUDICIÁRIO QUE NÃO PUNE NINGUÉM, PELO CONTRÁRIO PARTICIPA DAS MALANDRAGENS. NO MOMENTO EM QUE OS FILHOS DESTES LADRÕES ASSUMEM O LUGAR DOS PAIS NA POLITICA, USANDO AS MESMAS PRÁTICAS, NÓS VAMOS ESPERAR O QUE? SÓ UM MILAGRE SALVA ESTA NAÇÃO, PORQUE QUANDO CANDIDATOS TODOS SE MOSTRAM HONESTOS, DEPOIS METEM A MÃO NO JARRO. QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS, JÁ QUE NÃO TEMOS CORAGEM DE NOS UNIR E COLOCAR ESTA BANDIDAGEM NA RUA E NA CADEIA. NÃO É ATOA QUE BRASILIA É A MAIOR RENDA PER CAPITA DO BRASIL, SEM PRODUZIR UM ALFINETE, SÓ COM FURTO.

    ResponderExcluir
  3. em turilandia a roubalheira ja ta tão grande que tem pelado roubando até o nome e lugar do prefeito, adivinhem quem é?

    ResponderExcluir
  4. Lutar contra esse mal que assola a sociedade brasileira seria um dever de cada brasileiro. Esse cidadão que sente na pele as consequencias desse ato descabroso e indigno. E dentro dessa luta por primeiro vem a indignação. Indignação essa que deixa mal o corpo, mente e espírito. Correr pra uma denúncia que poderi levar a prisão, afastamento dos acusados seria esse o meio legal, mas o que se vê é uma justiça morosa, que cabe tantos recursos, indo em todas as instâncias. E é incrível como os resultados são dados. Situações de injustiças a olho nu, são das como verdades, na medida de quem ganha é o opressor. O Brasil passou por um único momento de verdadeira limpeza da corrupção quando os caras pintadas, jovens que viam o seu futuro irem a tona, resolveram sair as ruas pra colocar fora do poder na época o presidente Fernado Color de Melo. Não esqueçamos que essa atitude foi de âmbito naciona. E o âmbito local, municipal, porque não muda? Aía tem muito a se questionar. Não se muda a realidade por interesses prórpios, particulares e outros. E as consequencias? Qeuem sofre? Claro que é a população que fica dessistida.

    ResponderExcluir
  5. Esse discurso HIPÓCRITA não convence ninguém. Basta lhe dá um cargo de confiança, pequeno que seja, que vc fica logo do lado desses "poderosos"

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.