15 de fevereiro de 2012

Uma notícia para tirar o sono dos prefeitos corruptos

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral – e a AGU – Advocacia Geral da União – firmaram convênio para instituir uma punição cível aos prefeitos que, por qualquer motivo, sejam responsáveis por crimes eleitorais que levem a realização de novas eleições para substituí-los em caso de cassação de mandatos. 

Após a sentença final do TRE local, a AGU será acionada e entrará no circuito processando o prefeito cassado para reaver os custos envolvidos na realização das novas eleições e, além disso, pedir uma indenização por “danos morais coletivos” pelos “transtornos causados aos eleitores obrigados a votar mais uma vez e pelos prejuízos contabilizados pelos municípios por terem de trocar de prefeitos”.

O ponto negativo é que o “convênio” tem duração de apenas cinco anos. Ou seja, valerá apenas para as eleições municipais deste ano. Isso é estranho e dá ao assunto um certo ar de “conversa para boi dormir”.
O que aumenta a suspeita de que tudo não passe de um “papo de arquibancada” é o fato de não haver nada parecido na legislação brasileira ou de não terem pensado nisso antes. Também a famosa morosidade da justiça brasileira e o enorme número de recursos permitidos na Justiça Eleitoral e na Cível faz com que a medida pareça fadada a ser um conto de fadas ou mais uma “Estória da Carochinha Eleitoral”.
Imaginar que os corruptos aceitarão arcar com os custos pesadíssimos envolvidos nessas ações sem usar todo o tráfico de influência, as informações sobre os rabos-presos e as negociatas que sempre têm em seus “arquivos pessoais” é, no mínimo, inocência.
Além disso, o fato do convênio ter sido fixado com prazo determinado de apenas cinco anos e – o mais estranho – limitar a coisa apenas ao âmbito das prefeituras, quando um número elevado de governadores e deputados é atingido pelo mesmo flagelo, são detalhes que causam certa desconfiança e estranheza.
Tirando isso; esse acordo é um sonho realizado porque pune o corrupto e o canalha onde mais dói: seu bolso. Como as fraudes eleitorais se dão justamente visando ganhar dinheiro, a possibilidade de ter que arcar com os custos astronômicos de uma nova eleição (dependendo do tamanho do município) e ainda de uma indenização pesada pode tornar mais cauteloso o espertalhão de plantão.


Oremos para que essa boa ideia se converta em uma verdade efetiva e seja ampliada para todas as esferas eleitorais. Como as eleições proporcionais não precisam ser realizadas novamente, bastando apenas a posse do suplente; uma excelente ideia seria instituir a tal indenização por danos morais coletivos. Sem dúvida seria um desestímulo para os aproveitadores.


Infelizmente, em nosso país, as instituições não gozam da confiança popular e devem, primeiramente, “mostrarem serviço” para que a confiança e o reconhecimento cheguem. Assim, caberá ao TSE e a AGU (mais uma vez) não se converterem em motivo de chacota e trabalharem para que esse acordo resulte realmente em uma medida acertada, eficaz e profilática.

Visão Panorâmica

Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

13 comentários:

  1. ja vi que agora curio vai gastra o dinheiro do municipio comprando sonifero pra poder dormir, cadeia nele.

    ResponderExcluir
  2. O caminho da corrupção está cada vez mais estreito e os corruptos estão se aproximando mais da cadeia. Hoje em Turilandia o cara da corrupçao chama-se Paulo, Tesoureiro da Prefeitura, que teve o seu patrimonio aumentado significativamente depois que assumiu o cargo. Rouba descaradamente sempre dizendo que não vai acontecer nada. O Prefeito além de andar escondido, agora está levantando uma muralha em torno da casa que já é sua alí na margens da Rodovia Estadual. A farra está grande, todo mundo comendo por todo lado.

    ResponderExcluir
  3. O PERFIL DE UM LADRÃO:
    O Prefeito de Turilandia é o maior exemplo de como os ladrões do dinheiro público se tornaram descarados. Ganhando aproximadamente R$ 6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais) por mês, realiza verdadeiros milagres com esta pequena soma em dinheiro. Vamos listar alguns feitos do grande ladrão:
    a) Compra de uma fazenda com porteira fechada no Municipio de Nunes Freire;
    b) Construção de casa para a rapariga na cidade Turilandia;
    c) Compra da casa que era da paróquia e era alugada por ele. Agora está construindo uma muralha com medo do povo e da policia;
    d) Demolição da sua casa que era alugada para a Prefeitura. Tudo indica que vai construir outra, pelo menos o material já se encontra no local;
    e) Carro de luxo que usa e troca quando dá vontade, cuja prestação é maior do que ele recebe;
    f) Todos os filhos e filhas desempregados e vivendo às custas da Prefeitura;
    g) O filho que é candidato a Prefeito em Nunes Freire troca de carro como quem troca de roupa;
    h) O outro filho tem como hobby gastar dinheiro roubado da Prefeitura;
    i) Possui casas e terrenos em São Luis;
    j) Patrocina a campanha do filho em Nunes Freire;
    k) Patrocina a campanha de um irmão em Turiaçu;
    l) Patrocina a campanha de outro irmão em Candido Mendes;
    m) Possui máquinas e caçambas que de tanto deboche ainda coloca na frente da Prefeitura;
    POIS BEM TUDO ISTO É FEITO COM AQUELE DINHEIRINHO QUE RECEBE DA PREFEITURA, JÁ QUE NÃO GANHA DINHEIRO DE OUTRO LADO.
    É OU NÃO É UM GRANDE LADRÃO OU PRECISA DE PROVA MAIOR. HOJE SÓ ANDA DE AVIÃO, ÀS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO.
    ELE NÃO PARA MAIS EM LUGAR NENHUM COM MEDO DA POLICIA FEDERAL QUE ESTÁ SE PREPARANDO PARA UMA VISITA AQUI NA REGIÃO.
    DOMINGOS CURIÓ, O MAIOR LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO DA HISTÓRIA DA BAIXADA MARANHENSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE ESTÁ DOIDO PRA ROUBAR TAMBÉM E ESSE BLOG FOI FEITO EXATAMENTE PARA DIVULGAR SUA CAMPANHA, POIS ESSAS DUAS MOÇAS QUE ASSINAM O BLOG ESTÃO SENDO USADAS PARA ISSO.

      NENHUM CANDIDATO ESTÁ COM INTENSÃO ALGUMA DE AJUDAR O POVO. SÓ DE ROUBAR!!

      Excluir
  4. se somar todos os bens que esse prefeito adquiriu após ser eleito, teremos uma quantia exuberante, e o mais engraçado é que a justiça não vê, faz vista grossa a tanta coisa, só corre atras de ladrão de galinha

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau com o que foi postado, porem as pessoas não devem se representar com nomes de outras pessoas para expressarem suas opiniões, o Netinho que ai se manifestou não é Netinho Fonseca, minha atitude não é de baixar o nível, embora o atual gestor mereça receber todo o desagravo da comunidade Turilandense, pois o que se passa hoje no município é inadmissível e inconcebível para um administrador público, o desrespeito para com a população é sem precedentes na história de Turilândia. Porem evito manifestar minhas opiniões no blog, pois geram muitas polêmicas e as pessoas dificilmente se identificam, baixando o nível na maioria da vezes, no momento certo terei oportunidade de falar com toda a comunidade de Turilândia, onde expressarei minha opinião, minhas idéias, e minha plataforma de governo, levando uma discussão profunda a respeito do cenário atual crítico por que passa a municipalidade hoje. A livre manifestação de idéias é uma das conquistas da constituição cidadã de 1988, porem a falsidade ideológica também é um crime, existem muitos Netinhos por ai, mais o que foi colocado foi de forma proposital, não quero que os leitores de tão importante instrumento de comunicação que é este blog tenham uma impressão dessa forma da minha pessoa, a maneira de me expressar é diferente, evito levantar polêmicas, pois os anônimos são sem identidade, tenho a certeza que o atual gestor acertará suas contas com a justiça, embora possa parecer imune a ela, mais não se enganem que o seu dia chegará. Só usarei este espaço novamente quando julgar necessário, um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se preocupe netinho fonseca, isso tudo é medo da oposição, estão todos com medo da sua chegada na cidade, porque sabem que você está ocupando cada vez mais o lugar deles, e essa próxima eleição será a resposta a todas as maldades desse prefeito.
      Turilândia fará uma ótima escolha ao eleger voce.

      Excluir
  6. O Curió quando se apresentou para a população de Turilandia como candidato na primeira eleição, tinha a mesma postura deste que agora se exime de falar com mêdo. Os politicos ou pretensos politicos possuem esta caracteristica de camaleão. Mudam de acordo com a posição e geralmente quando Prefeitos mostram o que são. Tem que combater agora, pois o que vem acontecendo é extremamente vergonhoso para todos nós, pois uma quadrilha se apossou da Prefeitura e desvia os poucos recursos que são destinados para serem aplicados em beneficio do povo. Está com mêdo de que? Do irmão dele que já mandou matar gente aqui na região? Mostra a tua cara Netinho, mostra como tu vais ser na frente da administração de um Municipío. Ficar na moita e assistir este desastre não convence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como é que o cara vai aparecer e fazer política se ainda não é permitido? pra tudo tem seu tempo, as vezes bom senso é melhor que pressa, aguarde e vai ver que netinho fonseca é muito diferente de todos os que ja se apresentaram em turilandia.

      Excluir
  7. ELE ACABOU COM SUA CARREIRA POLITICA. NÃO AGUENTOU VER O DINHEIRO. BOTOU TUDO NO BOLSO

    ResponderExcluir
  8. O Verdadeiro politico, aquele que ver a sua terra crescer, prosperar, não precisa estar dentro de uma Prefeitura para poder defender os interesses do povo.O que vem acontecendo em Turilandia com este descalabro de Administração, com toda esta roubalheira, merece uma ação imediata junto aos órgãos de fiscalização no sentido de evitar que o Municipio sofra graves consequências e quem venha continuar na Prefeitura não tenha nem condições de governar. Tem que encarar a fera de frente, sem medo das ameaças veladas do irmão do Prefeito que resolveu transformar a Tesouraria da Prefeitura em um negócio particular, comprando casas, apartamentos, caminhões, fazendas e fazendo ameaças à Deus e o Mundo. Está na hora de começar a luta e não quando for candidato, se for.

    ResponderExcluir
  9. Voltando ao assunto, quero lembrar aos meus futuros eleitores que não sou a favor de manter rapariga, dando de tudo, inclusive casa e carro. No meu governo isso pelo menos não vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será q tu é a mesma pessoa que fez um comentário e assinou com o nome do promotor de sta helena? tu sim é um grande medroso e covarde que faz uma afirmação e assina o nome de outro. eu conheço netinho fonseca e sei que ele não é de baixarias.

      Excluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.