19 de maio de 2012

A importância do voto

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.


A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento. 

                Fonte desconhecida
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

9 comentários:

  1. Eu não acredito que alguém possa fazer alguma coisa de forma inconsciente.Votar então só de forma muito consciente. Acontece que vivemos em uma região onde os politicos ou pretensos politicos são os primeiros a dar o mau exemplo. Vamos dar um exemplo claro desta situação - O ex-chefe de gabinete do Prefeito, Sr. Gilmar diz que se afastou das funções em razão da sua candidatura a Câmara Municipal de Turilândia. Continua a exercer a mesma função, uma vêz que ele mesmo em que fala em alto e bom tom que se encontra sempre em São Luis para resolver assuntos do Prefeito e da Prefeitura. Em seus pronunciamentos já fala como Vereador e nem lá chegou. Hoje já existem provas suficientes para o cancelamento do registro da sua candidatura. Nunca se afastou da função, ele e o Prefeito são a corda e a caçamba. Antes de chegar à Câmara ele já demonstra a sua total subserviência ao Prefeito e o Prefeito gosta, ninguém mais gosta de gente deste tipo do que o Curió. É uma caracteristica dos Prefeitos despreparados - ter gente subserviente ao seu lado, que lhe transmitem de forma distorcida os fatos e aí ele entra em ação para mostrar a sua autoridade. Estamos próximos de 2013 e uma coisa temos certeza - Vamos nos ver livre de muita gente ruim que hoje dá as cartas em Turilândia. Quem viver, verá. O Gilmar, tudo indica, vai voltar as suas origens.

    ResponderExcluir
  2. Quem nasceu pra Valete, nunca chega a Rei.

    ResponderExcluir
  3. Por falar em Gilmar, ele falou outro dia em uma reunião da Educação, que o Governo do Estado do Maranhão vai liberar dinheiro para concluir o Hospital parado há seis anos e também para concluir a escola do ensino médio que está parada há mais de um ano. Estas paralizações se devem à irregularidades cometidas pelo Prefeito. Como o Estado vai liberar dinheiro para uma Prefeitura que está inadimplente com o próprio Estado - Cadê o convênio para colocar água na cidade, que o Curió faminto comeu o dinheiro. Cadê o Convenio para colocar água no bairro Santo Antonio que o Curió faminto comeu. Cadê o dinheiro para implantar fossas, que o Curió faminto comeu? Eles estão doidos para a liberação de mais dinheiro para usarem na campanha politica. Vamos ficar na mutuca, já que o Ministério Público não diz absolutamente nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. e se falando de Gilmar, no lançamento do programa mais educação no município que é um programa excelente, foi o representante do prefeito e que o prefeito curió estava correndo atrás de recursos, mas ele esqueceu de detalhar uma pequena coisa. Que ele o prefeito poderia estar correndo sim, mas da POLÍCIA E FEDERAL sobres as irregularidades. Voltando ao programa é muuito bom o programa. Bom em duas partes.PRIMEIRO os alunos aprendem por ter um estudo direcionado. SEGUNDO será mais um dinheiro que vai entrar na conta gorda do PREFEITO irresponsável CURIÓ pelo seguinte fato. Se formos fazer uma peneira pra valer e mudar para uma educação de qualidade 90% dos alunos da rede municipal de turilândia precisariam estar nesse programa. Alunos que não leem corretamente, escrevem péssimo e que tem uma grande aversão por ler e interpretar. Outro fator preponderante LOCAL. Onde serão aplicadas essas aulas que tem que ser no contra-turno se não se tem escola suficiente pra atender a demanda do ensino regular? Foi mencionado no momento da implantaação do projeto que "portas foram fechadas". Se foram e devem ser fechadas. É dever da gestão municipal fazer estrutura que dê condições de os alunos, professores e até secretários desenvolverem um bom trabalho dentro de suas secretarias. Se eu estivesse um prédio e fosse convidado iria alugar. E alugaria por um bom valor. Falando disso me recordo muuito bem no inicio de 2010 de um fato. Antes de inciar as atividades fomos chamados os diretores do município para uma reunião na casa do prefeito juntamente com o então secretaŕio de educação Rogério Marques e não esqueço das palavras do gestor quando foi perguntado sobre se iria fazer alguma escola na sede do município. Ele disse que irir derrubar o Alcelino Ribeiro e lá construiria uma escola modelo em turilândia. Só um datalhe que ele derrapou feio, que faria no último ano de seu mandato. Que pena que os engenheiros dele erraram de foco. Talvez eram pessoas de fora, claro, que não foram informados que Alcelino Ribeiro não fica ao lado do posto magnata e em frente da igreja católica em turilândia. Ah! Sobre a falta de escola que atenda as demandas dos projetos que tal VENDER A FAZENDA E OS BENS. NÃO É VERDADE? UFA!Ele tem tudo isso? É pra quem chegou aqui e antes de prefeito dependia da esmola das pessoas. E o GILMAR quer tapar o sol com a peneira, pois se ele desabar e que vai esse lambaia também vai junto. Quero Parabenizar a secretária AISENEGLS pela implantação desse projeto e a todos os supervisores que não esses que levam na costa o município. Se desdobram pra não deixar o barco (o titanic chamado TURILÂNDIA) não nalfragara de vez.
      Até a próxima.

      Excluir
  4. eu vou votar consciente, vou vota netinho fonseca, quem vota é outro não vota consciente.
    Netinho fonseca é voto consciente

    ResponderExcluir
  5. eu voto consciente, voto gonzaga 45

    ResponderExcluir
  6. votar consciente é nao votar em forasteiros como netinho e rogerio e sim votar em gonzaga que é de turilandia

    ResponderExcluir
  7. Não se mede a capacidade administrativa e a competência de alguem por ser de determinado lugar, e sim por possuir capacidade para administrar o município com responsabilidade, probidade, transparencia e sobretudo respeito aos munícipes.

    ResponderExcluir
  8. netinho fonseca é voto consciente

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.