10 de agosto de 2012

Alguns desafios do novo governo de turilândia

FÁBIO COIMBRA é cidadão turilandense; nascido no povoado centrinho; graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão [UFMA]; iniciou sua formação filosófica pelo Studium Filosoficum de Curitiba e deu continuidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Dedica-se exclusivamente a estudos na área de Filosofia Política, com ênfase na teoria contratualista onde analisa a origem do Estado e os princípios do direito político a partir da passagem do Estado de Natureza para o Estado de Sociedade, com ênfase em Thomas Hobbes; é bolsista da CAPES com atuação no PIBID [Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência]; é membro do grupo de estudos em Ética e Filosofia Política da UFMA; É membro do NEPS [Núcleo de Estudos e Pesquisa do Sindicalismo] que se concentra nos estudos sobre Karl Marx; é membro do grupo de estudos em Filosofia Francesa. Atualmente é professor voluntário do cursinho pré-vestibular da UFMA (PROJEDIS). Até o momento, publicou 13 resumos e 4 artigos completos em anais de eventos e apresentou 14 artigos em eventos científicos no Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: Thomas Hobbes, Estado, política, poder, estado de natureza, liberdade, lei e direito natural e civil. Tem interesse especial por filosofia britânica e filosofia francesa. 


 Alguns desafios do novo governo de turilândia

Apontar alguns desafios de uma nova gestão municipal traz sempre implícito os riscos de – ao fazermos – apontarmos os escapes, falhas, da atua que, muitas vezes, explicitam-se por si mesmas. Entretanto, quero ressaltar que não constitui objetivo desta reflexão indicar os erros da gestão atual. Acreditamos e defendemos a ideia de que isso é uma tarefa particular de cada eleitor para, assim, antes de eleger os seus candidatos, eleger primeiro o seu voto e exercer o seu papel de cidadão mantendo sua consciência limpa e leve garantindo o seu tranquilo repouso noturno.  

SAUDE 
Acredito que um dos maiores – senão o maior – desafio da nova gestão de Turilândia será o de organizar, em sentido amplo, a saúde do município. Turilândia está chegando a 16 anos de história política e até hoje não tem uma saúde que presta. Isso se reflete, sobretudo na ausência de um hospital digno de assim ser chamado. É preciso aumentar a quantidade de médicos e de atendimento. O povo sofre e o seu sofrimento é grande nessa perspectiva. Eu mesmo já presenciei pessoas (que aqui não cumpre referenciar) de Turilândia dormindo nas cadeiras das filas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão objetivando uma marcação de consulta. Isso reflete o descaso do município para com a saúde. Defendemos a ideia de que um povo sem saúde não pode viver bem. Acreditamos que o grande desafio da nova gestão será o de construir um hospital eficiente capaz de suprir as necessidades do povo. 

EDUCAÇÃO 
Assim como a saúde, é preciso melhorar a qualidade da educação a começar pela qualificação dos professores. É preciso criar políticas de incentivo à qualificação docente, instigar os professores a cursos de mestrado etc. Cumpre, no entanto, ressaltar que a tarefa de melhorar a educação também recai sobre os professores e secretaria de educação. Falta a realização de feira de ciência; não se organiza um seminário; não se pensa em simpósios e colóquios; não se faz uma gincana; não se faz uma olimpíada; não se institui os jogos escolares turilandenses (em conjunto com a cultura e o esporte) nessa perspectiva não se faz quase nada.  

CULTURA 
As vezes tenho a impressão de termos um secretário de cultura parasita: salva-se apenas pelas organizações de festas juninas, festa de final de ano e carnaval (quanto tem). Não se pensa num projeto; não se promove um evento capaz de contemplar os setores mais laterais da sociedade; nem uma ação é feita no sentido de promover a melhora dos cidadãos, sobretudo os jovens, enfim. A cultura, se bem explorada, pode minimizar em muito os problemas sociais de uma sociedade. Parece que faltou ao secretário de cultura ideias e capacidades para promover o benéfico social via cultura. Quando a malandragem, ou a bandidagem, se torna mais atrativa para uma determinada parcela da população do que qualquer outra coisa, ela naturalmente se inclinam a isso. Uma cidade como Turilândia, pequena como é, não era pra ter os problemas da extensão que tem. Isso pode estar dando provas de certa incapacidade na administração (prefeitura, câmara de vereadores e secretarias). 
É preciso investir o dinheiro de um povo na melhora desse povo dando-lhe saúde, educação, esporte, lazer, vida social e a promoção dos seus demais direitos. É preciso ter bons secretários, um bom prefeito e bons vereadores. É preciso não votar em quem não nos representa bem. Alem dessas, há muito mais coisas a serem feitas que poderíamos elencar aqui para mostrar como deve agir o legislador de uma cidade que pretende crescer. Todavia, apraz-nos deixar isso como tarefa para a mente, a memória e a imaginação de cada um. 


Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

49 comentários:

  1. Em primeiro lugar para que tudo isto acontecesse seria necessário que o Prefeito Municipal entendesse de administração pública. Que não tivessemos, como temos, uma Câmara Municipal onde a maioria é de analfabetos. Que os Secretários tivessem o mínimo de formação para exercer a função para o qual foi escolhido. Por último que a população entendesse que Prefeitura não é cabide de emprego. Por último, que ninguém roubasse ou aplicasse mal o dinheiro do Municipio. Sabe quando isto vai acontecer - nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. triste verdade... mas não podemos desistir!

      Excluir
    2. Ao primeiro anônimo que comentou: muito boas as suas colocações.

      Excluir
  2. Temos que ser realistas pois do contrário seremos decepcionados. Todos aqueles que procuram exercer cargos politicos hoje em dia, só pensam em duas coisas - enriquecerem às custas do dinheiro público e encherem os bolsos dos familiares. Isto só pode acontecer de uma forma - roubando e roubando muito. A população está ai assistindo o atual Prefeito deitando e rolando com o nosso dinheiro. Não fazem nada e alguns ainda defendem o larapio. Apareça um honesto e prometa em praça pública que se roubar um centavo, renuncia ao cargo. Ainda está pra nascer.

    ResponderExcluir
  3. Pela ordem de prioridade, as necessidades mais urgentes de Turilandia são: SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu achando que Turilândia era perfeita...

      Excluir
    2. Só existe uma coisa perfeita em Turilândia - o esquema de desvio de dinheiro praticado praticado pelo Prefeito e familiares. Roubou e rouba de forma descarada e tem uma Câmara Municipal subserviente e que aprova tudo de errado, desde que sobre um dinheirinho pra eles. É de lamentar o que os Vereadores fazem hoje, aqui e e em todos os outros Municipios - capachos de Prefeito.

      Excluir
    3. Será que voce também vai ser assim?

      Excluir
    4. Eu? Se for pra ser assim, melhor continuar sem mandato!

      Excluir
  4. esse fabio coimbra fala demais e na hora que ele deveria fazer alguma coisa nao fez. O partido dele coligou com esse bando de safados capachos de curió. e ele diz que foi por causa de outros fatores querendo insinuar que foi por causa da execultiva estadual do partido. olha para o teu municipio visinho turiaçu e vê com que o ptc coligou foi com o pt. isso prova que vc podia coligar com quem achasse que era melhor pra turilandia mas preferio calar e aceitar esse bando de corruptos. assim vc ama sua cidade?

    ResponderExcluir
  5. O coração das boas, belas e melhores ações não consiste em fazê-las simplesmente quando se pode, mas sobretudo, na posse do conjunto ou da totalidade das características e habilidades necessárias a quem se mete com isto ou aquilo para a realização de algo. Sem a devida preparação não da para se meter com algo cujo êxito exige muito preparo por parte do seu aventureiro. É preciso primeiro conhecer uma coisa para, só depois, se decidir se que-la ou não. Do contrário, só prejudicaremos os outros. Em política eficiente o saber precede o ser. Mas, muitos políticos ao longo da história inverteram esse quadro e preferiram primeiro ser a saber. Por isso muitos se ferraram e, desse modo, arruinaram suas cidades e seus povos. É por isso que a política de hoje é como é: porque ainda herda essa inversão. As razões que empurram os homens para a politicagem são muitas e complexas. Em princípio, só há uma maneira de se aproximar daquilo que seria a compressão dessa problemática: procurando saber quem é o homem e quais os princípios de suas ações (se a razão ou as paixões), enfim.
    Quanto ao PTC, penso que você deve cobrar isso do presidente do partido. É ele quem deve dar essas explicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... o presidente não decide só... a convenção municipal serve para definir o rumo que o partido irá segui no pleito... e essa decisão os filiados em geral participam...

      ... A moral foi-se embora, agora resta a politicagem... quem tanto repudiou-a com textos bem elaborados e escritos, hj se tornou praticante dessa "DESGRAÇA"...

      ... salve- nos oh "BOM DEUS".

      Excluir
    2. A primeira parte do seu comentário é fidedigna. Realmente são as convenções que definem as trilhas. Entretanto, cumpre pensar que raramente um partido faz uma convenção sem já ter decidido antes o caminho a seguir, o que geralmente é feitos pelas constantes reuniões e negociações que antecedem as convenções. E
      nesse aspecto, a convenção seria apenas uma forma de oficializar e materializar os trabalhos prévios. Mas, de qualquer maneira, são elas que dão, de modo geral, ao povo a ciência dos princípios definidos.

      Pela carência de consistência, não cumpre considerar a segunda parte do seu comentário.

      Excluir
    3. O que importa é que todos do partido decidem quem irá apoiar portanto sr fabio o sr tamvem cooperou para a situação de turilandia não mudar continuar na roubalheira. Primeiro o partido viu o interesse do bolso deles e por isso nunca olharam para o povo.

      Excluir
    4. O princípio da vontade no que respeita a uma decisão dessa natureza nunca é unívoca. Em todo partido, há uma diversidade de vontades e opiniões. A decisão que o partido tomou em nada diz respeitos à minha pessoa dado que nela não há marcas das minhas vontades e idéias. Todo juízo prévio tem um pouco de precipitação se não reforçado de muita prudência e outras coisas. Devemos manter a calma. O que está em jogo é o futuro de nossa cidade por mais quatro anos. E se por acaso fosse verdade sua assertiva de que eu contribuir para a roubalheira que está ai, os meus escritos não teriam razão de ser. Assim como demonstras, eu também estou preocupado com a situação da cidade. Toda a minha família está em Turilândia e todos os dias precisa do serviço público.

      Excluir
    5. ... POR MAIS QUE AS NEGOCIAÇÕES SOBRE O RUMO DO PARTIDO, SEJA ANTES DA CONVENÇÃO, É NELA QUE SE OFICIALIZA... E NELA TBM PODE SER MUDADO MEDIANTE DA VONTADE DA MAIORIA...
      ... VC DEVE TER ASSINADO A ATA DA CONVENÇÃO... E SE ASSINOU VC CONTRIBUI SIM PARA ESSA "DESGRAÇA" DO POVO... QUANDO VC FALA QUE TA PREOCUPADO COM A CIDADE, É JUSTAMENTE POR Q SUA FAMILIA STÁR NELA,... E ASSIM FEZ O MELHOR PRA SUA FAMILIA E NÃO PARA O POVO EM SUA TOTALIDADE...

      REPLAY..." A MORAL FOI-SE EMBORA AGORA RESTA A POLITICAGEM... QUEM TANTO REPUDIOU-A COM TEXTOS BEM ELABORADOS E ESCRITOS, HJ TORNOU-SE PRATICANTE DESSA "DESGRAÇA"...

      SALVE-NOS OH BOM DEUS !!!!!!!!!!!

      Excluir
    6. Pelas suas palavras dá para perceber que você está bem informado e atento ao desdobramento dos fatos da cidade. Continue assim.

      Você tem um conceito de moral?

      Excluir
  6. Quando tivermos um povo educado sob todos os aspectos, independente em suas ações, com coragem para reclamar o que é dele e com coragem para jogar politicos vagabundos e os aproveitadores na lixeira de onde nunca deveriam ter saido, ai poderemos ter um governo que cumpra o que promete e que não utilize o dinheiro público para fins alheios ao que deve ser usado. Isto ainda vai demorar muito, porque temos uma educação de péssima qualidade e um povo que troca o voto por um quilo de tapiaca. No dia em que o povo for independente, teremos politicos sérios, pois os ladrões estarão todos na cadeia. Acredito que não vou assistir isto acontecer.

    ResponderExcluir
  7. Esta história de partido politico é uma grande falácia. Não temos partidos, temos siglas e muitos estão à frente destes partidos nanicos apenas para receber o dinheiro que cada partido tem direito, o nosso dinheiro, e utilizarem em proveito próprio. Por isso é que vemos o famoso PT se aliando com o ladrão do Paulo Maluf em São Paulo. Partido no sentido exato da palavra não existe, existem sim quadrilhas formadas sob a tutela de uma sigla, negociando votos como se a politica fosse um balcão de mercado. Vereadores que se vendem na maior cara de pau, em troca de carros, casa, dinheiro, empregos e etc. É uma pouca vergonha que não tem limites. O pior é que se apresentam como honestos. Alguns ainda colocam uma biblia debaixo do braço. Durma-se com um barulho destes. O pior é que voce não tem escolha, se ficar o bicho come e se correr o bicho pega. Valei-nos Santa Luzia desta praga chamada de politicos.

    ResponderExcluir
  8. Sou filho de turilandia12 de agosto de 2012 04:32

    O PTC chegou em Turilandia esbravejando honestidade dizendo ser um partido que baniria a corrupção e mais julio neto pregou que apoiariam o candidato escolhido pelo povo porem nunca houve uma reunião popular com esse sentido. O que aconteceu foi o PTC se vender a primeira proposta finaceira qiue mais interessou ao partido. Esse foi só mais um partido que chegou pra comer o restinho do dineiro de turilandia.vejam bem esses candidatos que não estão ao lado do povo antes da eleição o q sera depois? Escrever textos cheio de palavras bonitas serve para trouxas porque o povo só quer simplicidade e respeito.

    ResponderExcluir
  9. Você foi muito convincente. Continue assim.

    ResponderExcluir
  10. QUANDO O DINHEIRO FALA, A VERDADE CALA.

    ResponderExcluir
  11. Depois de um bom dinheiro ate os textos filosoficos perdem o valor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... o dinheiro sempre falou mais alto...ainda mais quando está em jogo o seu bolso e sua FAMILIA,,... quem sempre argumentou agora fica sem moral pra isso....

      ...PRA QUE EXISTE FILOSOFOS... PALAVRAS SÓ PALAVRAS PREFIRO OS PEDREIROS... ELES CONSTROEM...

      Excluir
    2. Porque você não ataca as minhas idéias ao invés de minha família?

      Excluir
    3. ... sr Filosofo...blá, blá, blá...

      ... não sei onde vc leu ataque à sua familia...
      quando falei que: "O DINHEIRO SEMPRE FALOU MAIS ALTO... AINDA MAIS QUANDO ESTÁ EM JOGO O SEU BOLSO E SUA FAMILIA"... falei não expecificamente VC... e sim num contexto geral...

      ... eu não ataco suas ideias, vc que torna elas com seus atos nulas... quem prega aquilo que não vive, não é digno de merecer aplausos... e mt +...

      Excluir
    4. De onde tu és; quem és tu? o que tu já lestes? o que já escrevestes? o que já publicastes? quais foram as tuas contribuições efetivas até agora para a comunidade? para a sociedade? e para Turilândia? Por favor, sábio, enumere-as, eu quero saber.
      O meu texto tem apenas um propótiso: traçar alguns desáfios que o novo governo de Turilândia terá. Só isso e nada mais. Seus comentários maus redigidos e sem fundamentos são tão alheios à messagem do texto que em nada se aproximam dele. Aprenda a interpretar antes de comentar. Assim, falaras menos miolo de pote (como diz o dito popular).
      Pare de fazer comentários a partir de comentários dos outros e das simples infomações que se te chegam via mídia. Antes, vaia lá em turilândia e veja a verdade dos fatos. E quando voltares a comentar neste blogger trate de escrever algo ultil para a sociedade, e assim estarás dando alguma contribuição via teoria enquanto não te for possível dar via prática. Deixe de ser essas idéias medícres da sociedade de massa de massa.

      Excluir
    5. ERRATA

      Na segunda linha do terceiro parágrafo onde se lê: "vaia lá em Turilândia", lê-se: vá a Turilândia.
      Na ultima linha onde se lê: "de massa de massa", lê-se: de massa.

      Excluir
    6. ... concordo com o JOABH MENDHS... esse cara chegou com um palavriado cheio de expressões lindas, que nem salomão(personagem biblico), em toda sua gloria usou...
      ... Muito moralista falando sobre, politica e piliticagem... agora está no celeto grupo de corruptos... politiqueiros....
      ... já dizia meus AVÓs..."TEMOS 2 OUVIDOS E APENAS 1 BOCA, PRA ESCULTAR MAIS E FALAR MENOS".

      ... FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE joabh... " Pra que filosofos?... prefiro ouvir meu pai com suas histórias de pescador"...

      Excluir
    7. Discutir com você para que é o mesmo que perder tempo, coisa que no momento não me é possível.

      Seja - ao menos - mais escrupuloso ao concordar com você mesmo.

      Excluir
    8. quando não se tem argumentos o jeito é fugir, e fingir que esta certo.
      palavras não provam atitudes, dizer palavras bonitas não significa que está acima de ninguem

      Excluir
    9. OK! você está certo. Pense assim mesmo.

      Excluir
    10. NOME : JOABE PEREIR MENDES
      NATURALIDADE: TURILANDIA (OUTRORA PILÕES)
      MORO EM LUCAS DO RIO VERDE MT
      ACADEMICO DO CURSO DE DIREITO PELA UNIC
      FUNCIONARIO PUBLICO CONCURSADO NA CIDADE DE SORRISO MT
      CASADO COM ....... FUNCIONARIA PUBLICA CONCURSADA
      TENHO 2 FILHOS...
      ... O RESTANTE NÃO CONVEM QUE TE INFORME...
      ... MAIS SOU COERENTE EM MINHA OPNIÕES... POSSO NÃO TER A MESMA CONCORDANCIA VERBAL, OU ERROS ORTOGRAFICOS,.. MAIS MINHA OPNIÃO É ENTENDIDA...
      .... NÃO FALO AQUILO QUE NAUM VIVO... OU MELHOR...MINHA POSIÇÃO É SÓ UMA..

      ... AGORA VC COM TODA A SUA FORMAÇÃO DEVERIA PENSAR ANTES DE FALAR... POIS SE VC FALA AQUILO QUE VC NAUM VIVE...SUA PALAVRAS SÃO MERAS PALAVRAS...

      Excluir
  12. eleitor de turilandia14 de agosto de 2012 12:18

    essa historia de quere ajudar a cidade vai embora quando recebem migalhas para ficar contra a população e a favor da badidagem e corrupção. quem muito fala sobre coisas erradas foi o primeiro a se vender. o ptc é só mais um partido se aproveitando dos pobres dessa cidade

    ResponderExcluir
  13. Muita palavra e nada de ação formação academica não faz ninguem melhor que outro

    ResponderExcluir
  14. muito triste presenciar situações deste nivel,como pode o cidadão ser atacado porque estudou:por isso que esse municipio esta nessa cituação ai depois reclamam que os representantes são analfabetos.Eu particularmente li e entendi oque o fabio escreveu,e concordo plenamente com o mesmo,pois escreveu a veracidade dos fatos.....



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem moral pra falar contra a administração e a corrupçáo da turilandia quem não se vendeu e ficou do lado de curio depois de ele ter desgraçado a cidade o que não é o caso de alguns aqui. Escrever bonito contra alguma coisa só vale se efetuar isso em sua vida senao fica o imundo falando do sujo

      Excluir
  15. Gostaria de deixar claro que não estou defendendo aliança de partido A ou B,quando digo que concordo com o FABIO,na questão dos desafios da proxima administração,que fique bem claro......AO FABIO AQUELE ABRAÇO PARCEIRO E PARABENS POR TER ESTUDADO.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como voce muitos aqui não sao do lado a ou b vão pro lado que o dinheiro falar mais alto assim como o ptc e seus integrantes pra que pensar no bem de uma cidade se eles encheram o bolso.

      Excluir
    2. ...EXATAMENTO O QUE OCORREU....

      Excluir
  16. para o "filosofo"... Ninguem está falando que o post do "filosofo está errado"... a discussão é que ele chegou falando tanto em corrupção,... e agora está no centro do grupo q comando o esquema de corrupção em turilandia...


    ... os desafios são esses mesmos...claro.. e parabéns pelos estudos tbm...
    ... agora vc não tem moral pra falar contra politicagem .. já que voce "filosofo", aprovou e assinou uma união com os corruptos e politiqueiros que ai estão...

    "pra que filosofos ?... " se tenho a Biblia..

    ResponderExcluir
  17. OU sem identidade como vç,pode falar que eu sou como um monte de pessoas que vive do lado que o dinheiro esta,meu camarada eu não moro em turilãndia,ate gostaria muito mais no momento não dar,mas tbm concordo plenamente com o revolta de vçs com a atual administração,estão certissimos em repudiar mais larapios do povo sofrido de turilãndia,porem vou aborda mais uma vez,não quis defender aliança de nenhuma coligação.Mas vçs que ai estão que vão decidir o futuro do municipio por mais 4 anos,ta .....
    eu so quero deixar claro que não concordo quando ficam criticando uma pessoa em cima de seu diploma..seria bom se tiverssemos mais filosofo,medicos,advogados,administração publica e etc...tambem gosto porem to inojado da politica em ambito nacional,mais creio que um dia mude piorar não dar mais .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, amigo Wallace, saudações.
      Antes, obrigado por sua participação e sua análise crítica no nosso debate. Muito boas suas colocações. Para o "analista", em determinados momentos apraz mais expor os fatos do que tomar partido deste ou daquele. Obviamente, em política, quando o assunto é, por exemplo, votar, sem sombra de dúvida, o cidadão terá de fazer sua escolha, e o mais racional possível.
      Atualmente, não moro em Turilândia, mas, em São Luis onde estou concluindo o curso de Filosofia pela UFMA. Mas, periodicamente estou naquela cidade para rever a família, amigos e acompanhar os fatos. A situação em que a cidade se encontra não é das melhores possíveis. Estamos na expectativa de que o novo governo, independentemente de quem seja o candidato eleito, faça o que o atual não fez, sobretudo um hospital. Alem da saúde, queremos melhora na educação e na parte cultural, assim como na segurança e outras coisas. Creio que em Turilândia, exceto os apaixonados, todos estão de acordo quanto a esses pontos que precisam melhorar, Temos três candidatos: Juvenil, Alberto e Gonzaga. Sobre qual dos três apresenta o melhor perfil para legislar isso ainda não nos é possível dizer. Do mesmo modo não podemos também proferir juízos de valor sobre o suposto eleito enquanto não o vermos governar. Enquanto prefeito, um deles será novidade na política de Turilândia. Por isso devemos ser prudentes e cautelosos com os pré-conceitos.
      Quanto aos comentários infundados de picaretas carismáticos, fanáticos e apaixonados, isso em nada baixa a nossa moral e a nossa estima. Vamos continuar escrevendo e publicando, desde que a direção do “Ação” disso não nos vete. Claro, só falamos a cerca daquilo que podemos dizer com clareza. Sobre o que não podemos dizer com clareza procuramos nos calar até que encontremos a certeza, ou a verdade. Em filosofia tudo precisa ser fundamentado e com precisão, e isso demanda tempo e reflexão. É por isso que filosofia não é para todos, embora cada um seja filósofo à sua própria maneira, ainda que sem rigor. Acreditamos no poder da comunicação e na difusão do conhecimento como instrumentos dinamizadores de transformações significativas. Como diz o autor, “de graça recebeis, de graça dais”. Já recebi muito de graça. Por isso me vejo na obrigação de dar a minha parcela de contribuição para a sociedade e a comunidade.
      No mais, amigo, abraço e tudo de bom para você. Continuemos ampliando a nossa visão de mundo. Isso é bom para nós e para os outros.


      “A filosofia é como a coruja que só alça o voo após o entardecer”.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Sim Fabio,com certeza eu estou aberto a debates e opiniões,mais que seja algo positivo em que possamos tirar algo de concreto em favor do nosso municipio,tenho em mente que em 2016,estarei de volta ao nosso municipio e pretendo dar minha parcela de contribuição na politica local.E vejo de maneira muito positiva a participação da juventude nessa festa democratica.Eu de coração torço para quem ganhar este ano seja realmente comprometido com nossa sociedade,pois quando estive ai a realidade era de se lamentar,pelo que fico sabendo piorou mais ainda.Se nos juntarmos "juventude"que gostamos do processo democratico no futuro proximo seria muito benefico para nossa turilãndia.Politica de baixaria tô fora,primeiro o respeito com o seu semelhante,hoje o respeito do cidadão para com o outro ja não existe e isso chega a ser ridiculo para quem tem um minimo de cultura.QUE DEUS te abençõe na sua caminhada que esta apenas começando,espero em breve ve_lo.......ABRAÇOSS

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O propósito de nosso artigo era apenas elencar alguns desafios daquele que será o novo governo de Turilândia.
    Gostaria de salientar que o debate foi muito bom, não obstante as constantes trocas de farpas. É fundamental que o choque de concepções aconteça. Afinal, quem deve brigar são as idéias e não os homens.
    Assim, agradeço: àqueles que não quiseram se identificar (os anônimos), ao amigo Wallace Brito (estudamos juntos no Ensino Médio) e ao Joabe Mendes.
    Todas as nossas ações devem ter em mira apenas fazer o bem.

    SEM MAIS

    ResponderExcluir
  21. kkkk mais uma vez fugindo do assunto quando não se tem argumento o neito é enrolar com palavras sabias e depois dar xau e sair fora

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.