21 de agosto de 2012

Inquérito da agiotagem revela nomes das primeiras prefeituras envolvidas

José de Alencar e seu filho Glauco Alencar
Antes da morte do jornalista Décio Sá, no dia 23 de abril de 2012, a Polícia Civil do Maranhão sabe que três grandes quadrilhas de agiotas atuavam em quase todo as regiões do estado com a participação de alguns prefeitos, secretários municipais e auxiliares de prefeituras.

A quadrilha comandada por Gláucio Alencar Miranda Pontes Carvalho, de 34 anos e pelo pai dele José de Alencar Miranda Carvalho, 72 anos, presos na Operação Detonando como mandantes do assassinato do blogueiro, atuava principalmente nas regiões do Munim e baixada maranhense.

Depois da apresentação do inquérito que elucidou a morte de Décio Sá, todas as atenções estão voltadas para o trabalho da comissão de delegados e investigadores no combate e identificação dos agiotas que atuavam com autorização e parceria de prefeitos no interior maranhense.

A Operação Detonando I contribuiu para a localização de boa parte dos documentos e cheques que estão sendo analisados pelos delegados. A maioria deste material estava com Gláucio e Miranda, que não devem negar participação no crime de agiotagem no estado, já que todas provas recolhidas são contundentes, principalmentes cheques assinados em branco por prefeitos e secretários envolvidos com o gupo de criminoso que dava ordens e praticamente "administrava" prefeituras envolvidas no crime.

O delegado Maimone Barros que preside a comissão, deve convocar todas as pessoas citadas, incluindo prefeitos que assinavam cheques em branco e passavam para os agiotas. Maimone Barros, que é um delegado experiente, participou das investigações da morte o jornalista Décio Sá e conhece de perto o resultado do trabalho que esclareceu o crime de encomenda registrado em abril na Avenida Litorânea.

Logo no início das investigações, antecipamos os nomes de algumas prefeituras que tiveram cheques apreendidos com o agiota Gláucio Alencar. Por exemplo, os investigadores da Polícia Civil devem confirmar a existência de vários cheques assinados em nome da Prefeitura de Turilândia na baixada maranhense. Esta prefeitura praticamente encabeça a lista com o maior número de cheques encontrados nas casas dos agiotas que estão envolvidos na morte do jornalista Décio Sá.

Como a investigação da agiotagem está apenas começando, os policiais não sabem ainda se todos os cheques foram assinados pelos prefeitos municipais, eles serão convocados pela comissão de delegados.
Na relação aparece ainda as prefeituras de Cururupu, Serrano do Maranhão, Mirinzal, Central do Maranhão, Rosário e Icatu. Nos próximos dias, também deve ser confirmada oficialmente uma pequena quantidade de cheques da Prefeitura de Bacabal. Estas são apenas as primeiras informações do inquérito da agiotagem. muitas outras virão, e o número de gestores que podem ter envolvimento com a quadrilha é bem maior.

Segundo a polícia maranhense, somente no primeiro semestre deste ano, duas pessoas foram assassinadas por causa da agiotagem. Fábio Brasil, foi executado na cidade de Teresina, e o jornalista Décio Sá, que denunciava por meio do seu blog as ações criminosas do grupo que mandou lhe matar.

Não custa nada lembrar que estes dados são do início do trabalho dos delegados. É importante aguardar o desenrolar das investigações, pois ainda é cedo para saber qual a participação direta dos gestores citados. De antemão, a certeza que os policiais tem se refere apenas a grande dimensão que a ramificação criminosa possui.

Marcial Lima
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

39 comentários:

  1. curió ta sujo demais e seu vice tambem devia impugna a candidatura de alberto magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prefeitura de turilandia teve dois prefeitos quem será que assinou esse cheque?

      Excluir
    2. É LOGICO QUE É DO CURIO .TEODORO FOI O MELHOR PREFEITO DA BAIXADA ASSIM TAMBEM VAI SE GONZAGA. DALE 45

      Excluir
    3. tenho dúvidas, também teve contas reprovadas, não pode concorrer as eleições anteriores, tanta ambição por dinheiro que não colocou ninguém, terra de cemiterio quer comer sozinho.

      Excluir
    4. Sem sombra de duvidas que quem assinou os cheques foi o PREFEITINHO Paulo quiquita, esse é o pior de todos, o Curió seu Irmão é um santo comparado ao Quiquita (Paulo), vejam só os bens que esse ladrão possui.

      Excluir
  2. Um final de mandato digno do Prefeito Domingos Curió. Todos os que convivem com as ações deste Prefeito sabiam do envolvimento dele com a agiotagem. Esta noticia vem a se transformar na pá de cal nos projetos do Curió. Um grande final para um grande corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefeito corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto,corrupto, corrupto................................................................

      Excluir
    2. de quem fala de teodoro ou curió?

      Excluir
  3. O povo tem o administrador que merece, não dá para acreditar que essa quadrilha ainda corre o risco de eleger mais um ladrão para continuar a robalheira. Gente vamos acordar turilandia tem 2 candidatos filhos da terra e que todos nois conhecemos o passado limpo dos dois, e so escolher um e votar e mandar essa quadrilha pros quintos dos inf........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quais são os filhos da terra? juvenil nasceu em queimadas, teodoro em junco do maranhão, gonzaga não sei, sei que em turilandia não foi, porque turilandia não tem desesseis anos e ele não votaria ainda nesta eleição,poi ainda não tinha idade.kkkkkkkkk desinformado heim.kkkkkkkkk

      Excluir
    2. TEODORO NÃO É CANDIDATO QUEM É O CANDIDATO É GONZAGA E JA LUTOU MUITO POR TURILANDIA MEU VOTO É 45 PORQUE O 70 E 23 NÃO SÃO DIGNOS DE NENHUM VOTO, DALE 45

      Excluir
    3. sou eleitor de turilandia e nunca vi luta do ver. gonzaga, primeiro não abre nem a boca, nem para pedir algo para o povo, e nem pedir voto, quem fala por ele é teodoro. cooooitado dele gostaria de ouvir a voz dele nunca conseguir, vai votar errado!!! no 70 ainda tem vaga, corre que o barco do 45 está afundando.kkkkkkkkk.

      Excluir
    4. DEVE SE PQ VIVE COM A CARA ENFIADA NO CURIÓ E NÃO VE NADA EM TURILANDIA . VOCE NÃO É ELEITOR VC É COMPRADO . O BARCO DO 70 JA NEM EXISTE MAIS SÓ TA OS PODRE DELE ESTORANDO AGORA JUNTO COM CURIO, SE QUISER VEM PRA CA QUE O 45 E GENTE DA GENTE É GENTE BOA E LUTA POR TURILANDIA

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkk, tá louco meu!!!!!!! me livra desses má de carreira.kkkkkkkk

      Excluir
    6. CARA VC DEVE SER MAIS UM FORASTEIRO QUE TORCE PARA FORASTEIRO, TURILANDIA ESTA CONTAMINADA DE LADRAO E SAQUEADORES E UMA CORJA DE NOMADES NAO CHAMO ALBERTO E MILTOLENE DE SIGANOS PQ SIGANOS TEM MORADIA FIXA NA CIDADE DE TURILANDIA, SERÁ QUE O POVO SABE ALBERTO E MILTOLENE TABEM FAZ PARTE DE AGIOTAGEM E O ALBERTO QUE LEVOU O DOMINGOS LADRAO ATE GLAUCIO PAR FAZER EMPRESTIMOS PQ ELE JA CONHECIA ANTES DEVEMOS TOMAAR CUIDADO PARA ESSES BANDIDOS NAO TOMAR ACIDADE TURILANDIA E EMPENHAR COM OUTROS BANDITOS.

      Excluir
  4. E agora Domingos Curió como vais explicar mais uma malandragem e roubalheira?

    ResponderExcluir
  5. E agora Gilmar como vais explicar ao eleitorado mais esta roubalheira do teu Prefeito?

    ResponderExcluir
  6. O imperio do passarinho ta desabando. Ou melhor não é um passaro? Estamos em um pais que as matas estão sendo destruídas. Então nesse caso esse passarino chamado CURIÓ também irá focar sem sua casa, isto é, sem a sua galinha de ovos de ouro as prefeituras que ele quer pra servir de apoio pra seus atos de roubalheira. E também com ele os lambaias mais de perto. Senhores secretários coloquem a barba de molho ou ainda é hora de largar seus cargos e dá no pe. Vcs sabem que como diz nossa amuga leide Queite. Quem assina o cheque? Voces secretários. Eler não poder de desviar do fundeb se não for com a coniv
    ~encia dos secretários com todso que participaram dessa administração de LLLLLLLLAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDRRRRRRRRÕÕÕÕõõõõõEEEEEEESSSSSSSS do dinheiro do povo de turilândia.
    ADEUS curica............

    ResponderExcluir
  7. Será que ele está envolvido na morte do Décio Sá?

    ResponderExcluir
  8. eu ainda vou ter ver comendo na tabua curió, prefeito ganancioso e ladrão, e o vice-prefeito que participou de tudo isso? e de sobra levou 10 cheques da pobre saude turilandense no valor 100 mil reais, tu tambem vai pro pau alberto 70, esse 70 ladrão é candidato do prefeito de turilandia. cadeia neles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o 70 não é ladrão nunca foi testado, assim como o grupo do 45, que ficou com o dinheiro dos alagados, e as cestas básicas, brincadeira heim!!! tirar comida da boca dos pobres. bandos de famintos.

      Excluir
    2. O 70 NUNCA VAI SER TESTADO POQUE SENDO VICE NÃO AJUDOU EM NADA A POPULAÇÃO LABERTO NÃO SABE NEM FALA DIREITO E QUER SER PREFEITO FALIU A FAMILIA TODA E QUE FALIR TURILANDIA AGORA. FORA 70 EU VOTO 45. DALE 45

      Excluir
  9. Um final muito triste do Rato Pelado. Estou com peninha dele.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O MAL POR SI SÓ, SE DESTRÓI - O Prefeito Domingos Curió, metido a saber mais do que os outros, nunca escutou ninguém ou aqueles que procuraram lhe chamar a atenção sobre como lidar com dinheiro público. Resolveu fazer as coisas do seu jeito e jamais pensou que um dia seria a manchete principal de um crime terrivel contra a população do Municipio que o elegeu como Prefeito, duas vêzes. O uso de dinheiro vindo de agiotas todo mundo sabe que o resultado é desastroso para o Municipio, pois os juros cobrados são impagáveis. Mesmo assim ele resolveu ingressar nesta área e o que é pior, corre risco de morte porque ele deve muito a agiotas. Fêz tanta coisa ruim , fez tanto mal ao povo de Turilandia e agora chegou o castigo, exatamente no final do mandato. Está ai o final daqueles que acham que são os maiorais. Na realidade são uns grandes babacas. O que será que os supostos eleitores do teu filho vão falar agora. Que tristeza.

    ResponderExcluir
  13. coincidentimente isto http://www.blogdodecio.coom.br/2012/04/23/turilandia-secretario-denuncia-curio-por-desvios-no-fundeb/

    foi publicado no dia da morte dele!

    o que os senhores acham?

    ResponderExcluir
  14. Curió vai virar curica!!!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. O mais interessante nesta história toda e que é uma caracteristica do bandido, é que apesar de acusado de um crime muito grave, o Prefeito Domingos Curió se comporta como se nada tivesse acontecido. Continua mudo em relação a todas as safadezas de que é acusado. A segunda pessoa na administração do Municipio, o Gilmar acostumado a defender o patrão, está caladinho e apenas usufruindo das benesses do poder. É isso ai. Voce pode mudar tudo isso e ajudar a colocar os bandidos na cadeia. O seu voto muda tudo.

    ResponderExcluir
  16. o cheque pode ser da prefeitura de turilandia, mas qual o prefeito? pode ser curió ou teodoro que também foi gestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO BASTA SER LAMBAI DE CURIO TEM QUE SER BURRO
      É LOGICO QUE É DO CURIO TEODORO NUNCA ENDIVIDOU TURILANDIA COMO FEZ CURIO COM A AJUDA DE ALBERTO E SE ALBERTO VENCE VAI ACABA DE VEZ COM TURILANDIA JA TA TUDO NA MÃO DOS AGIOTA
      TRISTE FIM PRA FAMILIA CURIO E SEUS LAMBAIA

      Excluir
    2. nunca endividou? como não pode ser candidato na eleição passada? faz parte dos fichas sujas também.kkkkkkkkkk quero ver qual não rouba.

      Excluir
    3. CARA DESISTE, PODE XORA QUE ALBERTO NÃO GANHA PASSA A NOITE AÍ TENTANDO ACHAR DESCULPAS MAS DESSA VES É O 45, GONZAGA VAI GANHAR. DALE 45

      Excluir
    4. ainda tem vaga no EJA chorar é com CH, vez é co Z E não com S.kkkkkkkk, pede para o teu candidatinho derrotado mostrar as pesquisas, pisa no chão doido, essa é do SETENTÃO 70,70, 70,70,70,70,70,7o. estou sem sono.

      Excluir
    5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TU E DOIDO QUEM É O GESTOR CAVALO É CURIO JUMENTOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      TURILANDIA TA DO JEITO QUE TA E PQ É COMPOSTA DE PESSOAS DO TEU JEITO TU MERECE E MORRER DOIDO

      Excluir
  17. fiquei triste, o meu computador descarregou, estava me divertindo, com as baboseiras do 45, quanta burrice. amanhã voltarei. boa noite. estou providenciando um foguete para o 45 fazer uma viagem para o espaço thaw!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. DALE 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TU É UM LOUCO
      PELO NUMERO DO ALBERTO JA SE ANALIZA A MENTIRA
      DIZEM QUE O 7 E O NUMERO DA MENTIRA, E VERDADE 7X10 = 70 MENTIRA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      NAO TEM VALOR DE NADA E NAO SABE NEM CONQUISTAR SÓ PROMETER DE COMPRAR MINTIROSO DESSE NAO SE PRESTOU NEM PRA SER OPOSICAO UM SEM PALAVRA DESSE LASCADO SE GANHAR NAO ASSUMI ESSE TA FUDIDO.

      Excluir
  18. Descobrimos mais um participante do grupo de agiotagem, tem um cidadao qe postou aqi q foi Alberto que levou Curio ate os agiotas.... Sera q Curio nao dividiu esse dinheiro contigo rapaz????? Nao devemos falar do que nao sabemos, pois isso e calunia, nao sou de Turilandia, mais moro aqi e voto aqi, e posso dizer que Alberto e uma pessoa e Curio e outra bem diferente.... A nao ser que vc seja um dos bandidos ne?????kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Descobrimos mais um participante do grupo de agiotagem, tem um cidadao qe postou aqi q foi Alberto que levou Curio ate os agiotas.... Sera q Curio nao dividiu esse dinheiro contigo rapaz????? Nao devemos falar do que nao sabemos, pois isso e calunia, nao sou de Turilandia, mais moro aqi e voto aqi, e posso dizer que Alberto e uma pessoa e Curio e outra bem diferente.... A nao ser que vc seja um dos bandidos ne?????kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.