20 de setembro de 2012

Crítica de alguns lugares comuns do atual cenário político de Turilândia: a necessidade do município, perspectiva dos candidatos e tendência do eleitorado


Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão com pesquisa concentrada na linha de Ética e Filosofia Política

“A ambição dos grandes é sem fim, e se por várias vias e modos ela não é controlada, em pouco tempo arruína a cidade” (MAQUIAVEL)




Recentemente, estive na cidade de Turilândia para, dentre outras coisas, analisar empiricamente a real situação do município do ponto de vista político. Dentre tantas coisas que percebi, vi que a primeira necessidade que há é a de um legislador. Pois, a impressão que tive é a de que o município está abandonado do ponto de vista tanto do poder executivo, como do legislativo. Nessa perspectiva, os problemas se ampliam a cada dia que passa. No semblante da cidade reflete: a falta de segurança; de saúde; de cultura; de respeito para com os pais e mães de famílias, que labutam incansavelmente todos os dias para garantir o pão; de respeito para com os jovens que sonham; para com as crianças e para com o ancião. Para usar as palavras de Boris, “isso é uma vergonha”. Diante de tanto descaso e demais imundícies que nos revolta, a questão que se nos impõe é: onde estão os vereadores que foram eleitos e que constituem uma espécie de porta voz entre o povo e o executivo?

 


Precisamos, sem sombra de dúvida, renovar a câmara e dar um basta nessas fantasmagorias que instauram a instabilidade política e social dentro do município; precisamos fazer com que Turilândia faça jus ao título que recebera há alguns anos (cidade), pois muitas vezes temos a impressão de que ainda vivemos em um povoado chamado pilões com algumas evoluções como asfalto nas ruas e outras coisas, mas com ruas escuras, violência e um monte de coisa que não presta.
Perspectiva dos candidatos e tendência do eleitorado

Há, é sabido, três candidatos a prefeito que dividem o eleitorado em três blocos distintos. Dos três, um (Juvenil) aparece como intermediário entre a tensão que há entre os dois grandes grupos rivais (o grupo do ex prefeito Teodoro, liderado por Gonzaga, e o do Atual prefeito Curió, liderado por Alberto). Assim, a perspectiva do eleitorado é a seguinte: muitos não simpatizam o grupo de Gonzaga por o considerarem uma extensão de Teodoro; outros não simpatizam o grupo Alberto por verem nele uma continuidade do descaso que – nas palavras de muitos populares – qualifica o governo de curió. No meio dessa tensão, Juvenil seria um candidato forte se dispusesse de grande “virtù” e “fortuna” (termos de Maquiavel). Parece que aquele que iria tocar fogo na disputa e, assim, quem sabe, instituir um terceiro grupo na história política de Turilândia está deixando escapar pelo ralo o combustível que se esvai e que é necessário a esse processo. 

Se a argumentação dos não simpatizantes dos dois polos opostos for fidedigna, pela evolução dos dois grupos rivais a conclusão que se nos impõe é a de que Turilândia ainda levará algum tempo para sair da mesmice que perdura no tecido da sua pequena história.
Como as coisas humanas estão sempre em movimento (devir) e não podem ficar paradas, e não se pode esperar do homem ser amanhã o que demonstrara ser hoje, em razão da complexidade da própria natureza humana, é preciso ser muito cauteloso, razão pela qual não farei aqui a emissão de nenhum juízo de valor a cerca dos candidatos tanto a prefeito, quanto a vereador. Deixo isso, entretanto, como exercício para o pensamento de cada um.
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

25 comentários:

  1. Turilandia precisa urgentemente se modernizar, que o proximo candidato que será eleito daqui a 17 dias tome consciência das necessidades da população e não use a maquina pública para mérito público

    ResponderExcluir
  2. Turilandia não precisa se modernizar para crescer, o que precisa em Turilandia é um Prefeito que tenha vergonha na cara, que não roube o dinheiro do Municipio, que cumpra a lei e faça aquilo que é determinado para administrar um municipio. O resto é balela. A modernização é uma consequência de uma boa administração.

    ResponderExcluir
  3. Eita candidatos a "jornalistas"... onde está a imparcialidades para com todos os candidatos a prefeitura do municipio? que a cidade esta em verdadeiro descaso e caos é sabido de todos que vivem aqui... Moro em aqui e nao voto aqui, mas independente de qualquer coisa... minha opnião é a seguinte... O mais indicado a prefeitura é o Gonzaga, os demais viveram nesta prefeitura durante esse ultimo mandato inteiro e nada fizeram para melhoria do municipio. O Gonzaga sendo o único vereador da oposição jamais iriam aprovar qualquer projeto dele na camara. Bom isso que voces apartir de agora que voces façam valer a imparcialidade... o voto é de cada um porem uma palavra muda muita coisa..... e o que creio q todos queremos uma cidade ao menos digna de se viver em paz, com saúde, educação e segurança que é o excencial para viver em sociedade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que nao iam aprovar projetos de gonzaga ele nao fez nenhum ele nao tem conhecimento vive pendurado na asa de teodoro

      Excluir
  4. o povo de turilandia é que precosa se modernizar. já viu quanto custa uma campanha eleitoral em turilandia. enquanto isso prevalecer turilandia nunca sairá do buraco... palavras de candidato. (quando campanha ficar barata eu trabalho para o povo)...

    ResponderExcluir
  5. A Policia Federal desencadeou nesta madrugada uma operação no Municipio de Paço do Lumiar, prendendo a Prefeita, Secretários e Vereadores. Motivo- desvio de dinheiro do Fundeb. Quando é que vamos assistir a isto aqui em Turilandia, pois a maior parte do dinheiro do Fundeb foi desviado pelo Curió e sua quadrilha. Quando é que vamos ver estes bandidos andando com tornozeleiras eletronicas?

    ResponderExcluir
  6. do realista para o sonhador20 de setembro de 2012 17:28

    ai fabio coimbra porque tu nao vem como candidato na proxima e vê a realidade da politica em turilandia. o povo é o maior culpado pela situaçao de turilandia. e eu prefiro assim por que assim eu to bem.

    ResponderExcluir
  7. tudo baboseira que esse fabio coimbra escreve

    ResponderExcluir
  8. ffala fala e na hora seu partido se uniu com curió né fabio coimbra?

    ResponderExcluir
  9. turilandia ta todo mundo pulando pro 45.. o 70 so traz gente do pedro do rosario

    ResponderExcluir
  10. Em turilandia tem 03 candidatos, estamos a 02 dias da passeata do 23 e nunca li nada a qui a respeito. Melhor dizendo, o blog so publica o que lhe interessa ou seja imparcialidade zero. Desse jeito não muda mesmo Alberto apoiado por curió "sem comentário", Gonzaga apoiado por Teodoro que á ficha suja por desvio de dinheiro "sem commentário". Moro aqui e vou continuar morando no meio de um povo: Sem cultura, sem memória,e sem amor próprio. Que Deus tenha piedade da gente!

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente, não entendo esse silêncio todo a respeito do movimento do grupo mais independente de Turilândia, vamos lá 23.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos pra onde? para o beleleu não vou! vou pra o 70 enquanto tem tempo.

      Excluir
  12. Quem se propõe a fazer um trabalho sério não tem vêz. O povo está anestesiado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhâ vamor acabar com essa maldita anestesia, Turilandia merece o melhor. è 23 na cabeça!

      Excluir
  13. Srs os seguintes candidatos à vereadore em turilandia tiveram seu registro de candidatura indeferido(negado)
    fonte

    http://http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/abrirTelaPesquisaCandidatosPorUF.action?siglaUFSelecionada=MA

    CANDIDATO REGISTRO NEGADO
    ------------------------------------------------------
    NOME |NUMERO
    -----------------------------------------------------
    MARIA IZABEL RIBEIRO | 36345
    BINAEL DOS SANTOS ARAUJO CHAGAS| 15789
    EDVALDO CHAGAS EDVALDO | 10111
    FABIANA PEREIRA DOS SANTOS | 70111
    SUELMA FERREIRA SUELMA | 25223
    VERANICE LIMA FERNANDES | 36985

    CANDIDATOS QUE RENUNCIARAM
    ------------------------------------------------------
    NOME |NUMERO
    -----------------------------------------------------
    ALEX DE JESUS CARVALHO ALEX |33569
    ALEX SANDRO SODRE BRITO ALEX |45000
    CARLOS HENRIQUE CRUZ FERRAZ RIQUINHO |45999
    CECILIA GEOSIA FERREIRA DE SOUSA - |65777
    DOMINGOS DOS SANTOS CALDAS DOMINGOS |65555
    JOSE PAVÃO MELO ZÉ DE PAJÉ |15666

    ResponderExcluir
  14. MESMO VOCÊS NÃO DIVULGANDO, O POVO TÁ SABENDO DO MOVIMENTO E VAI COMPARECER EM MASSA À PASSEATA 23.

    ResponderExcluir
  15. O 45 e o 70 amanhã ja marcaram viagem pra zona rural
    so para não verem a passeata do 23, bandos de medrosos, o 23 assistiu a passeta de vcs e agora estão correndo com medo, estão corrram porque vai tremer tudo mesmo.

    ResponderExcluir
  16. O Juvenil é um rapaz sério e merece o r4espeito e a consideração do povo de Turilandia. Será que por ser honesto não serve

    ResponderExcluir
  17. teodoro fala da oposicao mais e do mesmo jeito.Ele fez uma proposta a seu carlinhos pedreiro pra ele nao ser candidato ,assim ele ficava do lado deles e com isso arrumavam mais votos pra aldeice gusmao que nunca fez nada por turilandia e tem como coordenadora de campanha francilda que ja foi vereadora e nao teve mais capacidade pra exercer a funcao.em troca teodoro ia oferecer uma secretaria pra seu carlinhose ainda disse que politica nao dava pra seu carlinos por que ele gostava das coisas muito certinho e a politica com ele nao era assim.

    ResponderExcluir
  18. precisamos urgentemente mudar esse quadro politico de turilandia, a população sofrida, clamando por atenção e vejo muito pouco propostas que dignas para o nosso povo, até o momento só ouvir dos candidatos a vereadores D. Nira, Sinca, Rui, o Gilmar é uma besta peguem o dinheiro dele que é nosso e vote pra outro, gostei muito desses candidatos acredito no seu trabalho, eles já vem mostrando isso, gostaria de escutar de outros até porque temos onze vagas e essa câmara precisa ser renovada, do jeito que está não pode continuar, não temos nada para o povo e nãovemos nenhum pedido dos vereadores para o prefeito, também todos comprados não podemos esperar mais nada, só aguardar a derrota de todos eles, apelo ao eleitores não votem mais neles. São representantes do prefeito e não do povo.

    ResponderExcluir
  19. concordo com vc Márcia, esse prefeitinho é realmente muito empolgado, o tempo deles está se acabando está se sentindo eleito não fala com ninguém, o posto de combustivel de curió em bacabeira é somente para abastecer uma D20 E OUTRAS DÚZIAS de carros populares para ele viajar e fazer politicagem promete empregos para todo mundo, só que somente manda até 31 de dezembro, apartir de janeiro está fora.

    ResponderExcluir
  20. o dinheiro de pagar os funcionários curió está dando Gilmar pra ele fazer politica. recebam povo e votem para outro candidato. seja inteligente.

    Não votem no SÃO BENEDITO de CURIÓ kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. E-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    Você precisa de empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo de auto, empréstimo agrícola ou financiamento do projeto? Há boas notícias para você. Oferecemos uma taxa múltipla de 2% sobre empréstimos e sindicatos. Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    Addison Financial Company

    E-mail: addisonfinancialorporation@gmail.com

    EMPRESA DE CRÉDITO

    ResponderExcluir
  22. Getting a legitimate loan have always been a huge problem To clients who have financial problem and need solution to it. The issue of credit and collateral are something that clients are always worried about when seeking a loan from a legitimate lender. But.. we have made that difference in the lending industry. We can arrange for a loan from the range of $5,500. to $500,000.as low as 1% interest Kindly respond immediately to this email: bdsfn.com@gmail.com
    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Our Services Include the Following
    Debt Consolidation
    cond Mortgage
    Business Loans
    Personal Loans
    Family loan
    International Loans
    Loan for any kinds
    E.T.C

    No social security and no credit check, 100% Guarantee. All you have to do is let us know exactly what you want and we will surely make your dream come true. (LEND UP LOAN ). says YES when your banks say NO. Lastly, we fund small scale loan firm, intermediaries, small scale financial institutions for we have unlimited capital. For further details to go about procuring a loan contact us, Kindly respond immediately to this email: bdsfn.com@gmail.com
    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Best Regards.
    Mrs.Emilia Fedorcakova
    Getting a legitimate loan have always been a huge problem To clients who have financial problem and need solution to it. The issue of credit and collateral are something that clients are always worried about when seeking a loan from a legitimate lender. But.. we have made that difference in the lending industry. We can arrange for a loan from the range of $5,500. to $500,000.as low as 1% interest Kindly respond immediately to this email: bdsfn.com@gmail.com
    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Our Services Include the Following
    Debt Consolidation
    cond Mortgage
    Business Loans
    Personal Loans
    Family loan
    International Loans
    Loan for any kinds
    E.T.C

    No social security and no credit check, 100% Guarantee. All you have to do is let us know exactly what you want and we will surely make your dream come true. (LEND UP LOAN ). says YES when your banks say NO. Lastly, we fund small scale loan firm, intermediaries, small scale financial institutions for we have unlimited capital. For further details to go about procuring a loan contact us, Kindly respond immediately to this email: bdsfn.com@gmail.com
    Email : bdsfn.com@gmail.com
    Emaill: anatiliatextileltd@gmail.com
    Best Regards.
    Mrs.Emilia Fedorcakova

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.