Pesquise Aqui

header ads

Globo é acusada de crime eleitoral após reportagem do JN

A emissora Rede Globo foi acusada nesta quarta-feira de infringir a Lei Geral das Eleições após dedicar um especial de 18 minutos sobre o “mensalão” durante a programação do Jornal Nacional de terça-feira. A ação foi efetuada pela ONG Movimento dos Sem Mídia, que entrou com representação contra a emissora junto à Procuradoria Geral Eleitoral e ao Ministério das Comunicações sob a acusação de prática de partidarismo.

A Lei 9.504/97 prescreve em seu artigo 45, que a partir de 1º de julho em ano de eleições, TVs e rádios estão vedados a veicular notícias com “propaganda política, ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus orgãos ou representantes”. Ainda no mesmo artigo, no inciso IV, proíbe “dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação”.
Além da determinação legal, a acusação feita pela organização foi reforçada pelo fato da reportagem ter sido emitida logo após o fim do horário eleitoral, no qual o espaço dedicado ao candidato do PT, Fernando Haddad, foi o último a ser passado.
O fato chamou a atenção da Folha de São Paulo, que publicou uma matéria sobre a extensão da reportagem.  Sobre o assunto, a ONG liderada por Eduardo Guimarães publicou no Blog da Cidadania que “a intenção [da Globo]de usar as reiteradas menções dos ministros do Supremo Tribunal Federal ao Partido dos Trabalhadores é escancarada ao ponto de ter virado notícia de um jornal absolutamente insuspeito de ser partidário desse partido”, se referindo à publicação do jornal paulista.
A ONG acrescentou que a ilegalidade infringiu também a Lei de Concessões. “O uso de uma concessão pública de televisão com fins político-eleitorais também viola a Lei das Concessões, cujo guardião é o Ministério das Comunicações”, publicou a organização no blog.

Correio do Brasil

Postar um comentário

6 Comentários

  1. essa tal globo é assim mesmo, quando toma partido é escancarado só não vê quem assiste só por assistir, foi assim o tempo.

    ResponderExcluir
  2. eu queria sabe onde foi para alberto e suas paquitas, só ganharam ja sumiram da cidade , ate imagino fazendo as malinhas dos parentes pra traze pra turilandia. os lambai dele tão tudo preocupado porque ta vebndo que os empregos milionario que ele prometia nunca vai exisit.

    ResponderExcluir
  3. vc est muito preocupado cm a vida do futuro prefeito de turilandia cuida da sua vida vc tem que entender que seu prefeito perdeu arruma sua mala kakaka

    ResponderExcluir
  4. DESNFORMADO O GONZAG ANUNCA VAI ARRUMAR A MALA BOTA ISSO NA TUA CABEÇA OCA. ELE MORA EM TURILANDIA. TEM RESIDENCIA FIXA LA. MAS O MALA DO ALBERTO NÃO TEM. A UNICA CASA QUE ELE TINHA, VENDEU. POR ISSO SEU DESINFORMADO O QUE ALBERTO TA FAZENDO DE DESAPARECER E NÃO DA O SEU ENDEREÇO É O QUE ELE VAI FAZER SEMPRE E A MALA QUE VC CARREGOU NA RUA DIA 8 FOI A PROPRIA MALA DO ALBERTO E PARA AS ELEIÇÕE DE 2016. AGURDE.

    ResponderExcluir
  5. pobre de espirito vc tem muito tempo de ficar na taca quatro anos e mais quatro que alberto vai se releger e vai ficar oitoanos no poder

    ResponderExcluir
  6. gonzaga pode ate morar aqui mas vive o mundinh dele nao se inturma cm ninguem agora mesmo que acabou politica pr ele em 20016 QUARTO DE BODE VAI BOTAR A FILHA DELE CM CANDIDATA A PREFEITA ADEUS GONZAGA KAKAKA

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.