14 de janeiro de 2013

Ação da CGU objetiva melhorar a gestão de municípios na baixada maranhense


Fonte: NAP

No 15º sorteio de municípios promovido pela CGU, em Brasília, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, São Vicente Ferrer, que possui 20.870 habitantes e fica localizada a 275 km da capital, foi agraciado com a realização da capacitação presencial.

De acordo com o Núcleo de Prevenção à Corrupção (NAP) da CGU/Regional-MA, o evento será realizado no período de 04 a 08/03/2013. E serão convidados a participar ainda: Cajapió, São João Batista, Olinda Nova do Maranhão, Matinha, Viana, Vitória do Mearim, Arari, Monção, Penalva, São Bento, Palmeirândia, Bacurituba, Pinheiro, Bequimão, Alcântara, Peri-Mirim, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Mirinzal, Central do Maranhão, Santa Helena, Turilândia e Turiaçu.

Veja a programação completa e os responsáveis pelas temáticas que serão abordadas na forma de palestras, minicursos e oficinas:

segunda-feira (04/03)
8h30 às 9h30-Credenciamento
9h30 às 10h30h-Abertura solene
10h30às 12h-Palestra: “O papel da CGU?”
Responsávél:Controladoria-Geral da União
14h às 15h30-Palestra: “Os instrumentos de planejamento da gestão pública (PPA, LDO e LOA) e LRF”
Responsável: Controladoria-Geral da União
15h30h às 17h- Palestra: “Como estruturar o controle interno?”
Responsável: Controladoria-Geral do Município de São Luís

terça-feira (05/03)
8h às 9h- Palestra: “A Lei de Acesso à Informação”
Responsável: Controladoria-Geral do Estado
9h às 10h30- Palestra: “Administração Tributária Municipal”
Responsável: Secretaria Estadual de Fazenda
10h30 às 12h- Palestra: “Obras públicas/Siconv e Contratos de Repasse”
Responsável:Caixa Econômica Federal
13h30 às 17h30-Minicurso: “ Pregão e Sistema de Registro de Preços”
Responsável: Controladoria-Geral da União

quarta-feira (06/03)
8h às 12h-Oficina Prática: “Programa de Desenvolvimento da Educação Básica-Fundeb”
Responsável: Controladoria-Geral da União
13h30 às 17h30-Oficina prática: “Programa de Atenção Básica à Saúde- PAB”
Responsável:Controladoria-Geral da União

quinta-feira (07/03)
8h às 9h-Palestra: “Principais aspectos dos Programas de Alimentação Escolar (PNAE) e Transporte Escolar (PNATE)”
Responsável: Controladoria-Geral da União
9h às 10h30-Palestra: “Regimes Previdenciários Municipais”
Responsável: Receita Federal do Brasil
10h30 às 12h- Palestra: “O dever de prestar contas”
Responsável: Tribunal de Contas da União
13h30 às 17h30-Oficina prática: “Programa Bolsa Família e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)”
Responsável: Controladoria-Geral da União

sexta-feira (08/03)
8h às 9h30-Palestra: “Principais aspectos da Lei de Improbidade Administrativa no âmbito da Administração Municipal”
Responsável: Ministério Público
9h30 às 11h- Palestra: “A responsabilização dos prefeito(a)s segundo o Decreto-Lei 201/67”
Responsável: Tribunal de Contas do Estado
11h às 12h-Palestra: “A nova gestão pública municipal”
Responsável: Conselho Regional de Administração
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

31 comentários:

  1. pra melhora só se acaba com o maranhão

    ResponderExcluir
  2. Que bom. Precisa-se muuito de encontros como esses pra os administadores aprenderem o que é administrar o dinheiro público. Espera-se com esses cursod e capacitação pros incapacitados chamados prefeitos tomem na cara e deixem de roubar na caruda o povo.Que esse curso sirva pra que os prefeitos em modo particular o de turilândia possa criar vergonha e fazer uma admintração que preste. Um grande exemplo e dos piores ele deixou o fulano curió. Se vc alberto magno for igual ou poir, tomar que dê umaenchente e inunde toda turilândia só assim vai deixar de existir e vocês bando de ladrões param de sugar o povo.

    ResponderExcluir
  3. Pra q tudo isso se a lei .nao funciona pra quem tem dinheiro? Quanto dinheiro roubado na administraçao do curió e nada feito.

    ResponderExcluir
  4. e na admintracao do ex prefeito teodoro o povo de turilandia ainda nao teve sorte com prefeito mas agora alberto vai tirar o povo do buraco que esses dois deicharam

    ResponderExcluir
  5. Cade o Alberto Magno?

    ResponderExcluir
  6. Ele abandonou o Municipio?

    ResponderExcluir
  7. Cadê o dinheiro que saiu no dia 10?

    ResponderExcluir
  8. Quando é que ele vai trabalhar? Ou ainda está cansado da campanha?

    ResponderExcluir
  9. Depois de saquear os cofres de Turilândia, o Paulo Curió foi roubar em Nunes Freire.

    ResponderExcluir
  10. Voce sabia que o Gilmar é funcionário da Prefeitura de Nunes Freire?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E VCS ACHAM ISSO ESTRANHO? SÓ O SALÁRIO DELE DE VEREADOR NÃO DAR PARA MANTER O NÍVEL QUE ELE PENSA QUE TEM E SUSTENTAR CARMINHA COM TODO O LUXO E NOBREZA,SÓ RESTAVA IR ATRAS DO PROFESSOR DE CORRUPTOS,POIS AQUÍ,ALBERTO E MARLOM NÃO DARÃO VEZ NEM PRA ELE NEM PARA O TRAIDOR DO ROGÉRIO.

      Excluir
  11. CADE O EX-PREFEITO LADRÃO?

    ResponderExcluir
  12. O QUE VCS NÃO SABEM É QUE O IZAQUE ANÍBA TAMBÉM JÁ FOI CONTRATADO PELO CURIÓ,PARA TRABALHAR GNFREIRE EM TROCA DE APOIO POLÍTICO EM 2016,ETA TURMINHA ENRROLADA,TOMARA QUE UM CAMINHÃO MADEREIRO DESGOVERNADO ENCONTRE ESSE BANDO NA ESTRADA.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que esse anônimo não tem mãe, não tem pai, não tem filhos e nem amigos e nem amor por sua propia vida. Porque desejar que um ser humano seja atropelado..... e o cúmulo da extupidez, é ter muita inveja de ver alguém crescendo .....procura trabalhar ......

    ResponderExcluir
  14. eu nao acredito que izaque vai se juntar com os ladraos cm ele chamava.dinheiro e bom

    ResponderExcluir
  15. o que vcs acham de ver o ( curió ) juntando lixo em governador nunes freire? é o cúmulo do absurdo,é querer substimar a inteligência das pessoas,mais nós que o conhecemos jamais nos enganaríamos novamente,tenho pena desse pobre coitadaos,vão passar tudo o que o povo de turilandia passou,isso é fato,o lugar dele se encaixaria perfeito era no lugar do lixo.

    ResponderExcluir
  16. Parece que enterraram uma cabeça de burro aqui em Turilândia. O Alberto não aguentou a pressão da turma que o chaleirava na campanha e se arrancou com mala e cuia para São Luis. Enquanto isto estamos entregues às moscas aos urubus.Está na hora de chamar o Vice-Prefeito para assumir porque o cansado do Alberto não gosta de trabalhar, sempre viveu de mamatas. Quem está muito feliz com ele é o Manteiga. Setenta neles

    ResponderExcluir
  17. O Izaque foi quem forjou os documentos na Prefeitura do terreno que foi invadido no Bairro Santo Antonio.Ele participou do arrombamento da\\sala da\Administração da Prefeitura. O Alberto já tomou conhecimento e vai acionar a policia. O Cartório de Turilandia participou da tramóia.

    ResponderExcluir
  18. A situação de Turilandia chegou ao fundo do poço. Acreditava-se que pior que o Curió não existiria mais ninguém e nos enganamos. Decorridos mais de três meses da eleição, nada foi feito pelo povo deste Municipio. Tudo foi pura enganação, na realidade parece até que o Municipio não tem Prefeito. Hoje os onze Vereadores estarão recebendo uma bolada boa mesmo ser ter trabalhado um minuto siquer. Enquanto existem Professores e outros funcionários que trabalharam e não receberam, suas excelências, sem trabalhar, vão receber adiantado. Esta é a realidade. Nenhum destes onze Vereadores teve a coragem ou foi homem suficiente para denunciar o roubo do Curió e o desleixo do Alberto. Vamos assistir mais uma vêz a história dos mamadores, só que agora são onze ao invés de nove. O Ministério Público está de férias e o juiz está pescando. Falta de respeito pura e simples. Tudo está parado e ninguém faz nada. Povo mais idiota que este de Turilandia não existe, bando de covardes. É preciso de alguém de fora para dar uma de homem já que aqui só tem frouxo. Vão tomar onde as patas tomam.

    ResponderExcluir
  19. O hospital não tem nem água para os doentes.

    ResponderExcluir
  20. Mas o dineiro do dia 10 já está nos bolsos da familia que tomou conta de Turilândia.Não pagaram ninguém a não ser a eles mesmos. Cambada de ladrões.

    ResponderExcluir
  21. Os homens de Turilândia só são homens para bater em mulher.

    ResponderExcluir
  22. CGU e merda é tudo a mesma coisa. Não serve pra nada.

    ResponderExcluir
  23. Uma história muito triste mas que tem que ser contada.Além de não terminar a construção da creche, da qual desviou uma parte do dinheiro, as portas e janelas que se encontravam na obra foram roubadas pelo trio de ladrões do Curió - Catarino, Ivaldo e Bira e foram utilizados na construção do prédio da Prefeitura de Nunes Freire, obra custeada com dinheiro de Turilândia. O Alberto sabe do furto mas não tomou nenhuma providência. Trocamos meia dúzia por seis.

    ResponderExcluir
  24. E dizem que ele é Evangélico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Não vamos deixar de graça toda esta patifaria que o Curió praticou durante os oito anos que esteve como Prefeito. Toda esta ladroagem vai ser denunciada, gostem ou não gostem os seus puxadores de saco e testas de ferro. O Marcel Curió tem que saber que todo a noite ao deitar ele tem que se lembrar de uma coisa - ele é filho de ladrão e foi graças a ladroagem do seu pai que ele hoje é Prefeito. Esta história de que é evangélico é conversa para boi dormir. Todo criminoso quando vai para a prisão se torna evangélico e coloca uma biblia debaixo do braço achando que isto apaga o seu passado. Marcel se utilizou da miséria do povo de Turilandia, dos furtos do seu pai para se tornar Prefeito e agora vem com esta história de bom menino. É ladrão tanto quanto o pai, que está fazendo em Nunes Freire tudo o que fez em Turilandia - enganando os trouxas.

    ResponderExcluir
  26. nunes freire agradecer por marcel curió estar fazendo uma cidade de verdade, indalecio foi só atraso

    ResponderExcluir
  27. É em 2016 e 70 de novo Alberto pref. E Gilmar Carlos vice...... Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. é aqui em turilândia é uma cambada de corruptos todo o dinheiro desviado e a promessa de nos pagar por alberto eu tenho vergonha de ser morador de turilândia cambada de ladrões...

    ResponderExcluir
  29. porque voçes moradores, junto com sindicatos de todas as classes nao se junto e fazem uma manifestaçao polular.

    ResponderExcluir
  30. é uma falta de respeito com a populaçao, com o ser humano em geral;falem mal quem quizer falar de Curió mais os secretariados estavam na cidade, e deu emprego pra muita até mais de que poderia, ele mantia a ciadede limpa até as calçadas ele mandava capinar,enfim. Acho que Alberto deve se colocar onde realmente foi eleito pra ficar, e começar a trabalhar. E o povo bota e pode tirar, basta saber se unir e lutar mesmo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.