Pesquise Aqui

header ads

Seduc realiza Formação de Educação para as Relações Étnico-Raciais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape) e da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais (Supemde), realizou nos dias 13 e 14 de junho, a Formação de Educação para as Relações Étnico-Raciais, sob a coordenação do Núcleo técnico pedagógico de Diversidade. A formação aconteceu no Centro de Ensino Estado do Pará.

A Seduc tem o compromisso com a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 reconhecendo a necessidade de favorecer a educação para as relações étnico-raciais e a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo oficial das redes de ensino e no fazer pedagógico escolar. Torna-se imprescindível desenvolver ações integradas e parcerias com foco na formação continuada dos profissionais da educação e dos alunos sobre a contribuição da população negra e indígena à sociedade brasileira e maranhense.

Nesse contexto, a Formação de Educação para as Relações Étnico-Raciais, tem como foco o empoderamento dos profissionais da educação, a respeito da educação não-discriminatória, sobretudo no que concerne a temática étnico-racial para reconhecer as diferenças, a valorização e o respeito às pessoas negras e indígenas, as suas descendências, suas culturas e histórias.

Durante o evento foram trabalhados os seguintes temas: Educação e Diversidade, Currículo escolar e a diversidade cultural; Leis 10.639/2003 e 11.645/08 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura afro brasileira, africana e indígena; Plano de Implementação das DCNERER; Orientações de metodologias e práticas de intervenção didática sobre as Relações Étnico Raciais em sala de aula; e Planejamento de atividades.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Seduc abre o olho é impossível capacitar pessoas para a educação quando estas não são professores e assumem salas de aula ou diretoria só por camaradagem de prefeito. Turilandia ta perdida

    ResponderExcluir
  2. Há 2 anos que não visitava turilandia mas hoje eu vi como a cidade ta acabada mas soube das coisas boas que alberto ta fazendo parabéns prefeito

    ResponderExcluir
  3. E por falar em educação a secretaria ta fazendo um ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  4. novo blog da cidade www.diariodeturilandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A educação ta no rumo certo

    ResponderExcluir
  6. cade o curió bateu asas e voou

    ResponderExcluir
  7. qual gaiola prende um curió?

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.