Pesquise Aqui

header ads

PF revela desvio de recursos federais em Turilândia e mais Prefeituras do Maranhão

Até agora, foram apresentadas provas concretas dos desvios de dinheiro público em sete municípios. Gláucio Alencar e o pai dele, José Miranda, prestaram depoimento.
Está constatado que houve desvio de recursos federais em 32 Prefeituras Maranhenses, comandados pela quadrilha de agiotas no Estado. Os dados são da Superintendência da Polícia Federal no Maranhão.

A Operação Cheque em Branco, que investiga a atuação de agiotas no Estado, mostram que o grupo de agiotas chefiado por Gláucio Alencar e seu pai, José Alencar Miranda, liderava o desvio de verba que iria, principalmente, para a merenda escolar.
Ainda, segundo dados da PF, em 90% das prefeituras do Estado existem indícios de desvio de recursos públicos. 
Até agora, foram apresentadas provas dos desvios de dinheiro de sete dos 32 municípios investigados: Arari, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Paulo Ramos, Cajapió, Vitória do Mearim e Turilândia

Existem, atualmente, na Polícia Federal, pelo menos, 700 inquéritos de investigação de desvio de dinheiro público.

Depoimento
Na manhã desta sexta, os empresários Gláucio Alencar e José de Alencar Miranda prestaram depoimento na sede da Polícia Federal, no bairro da Cohama, em São Luís.
Assassinato
Gláucio Alencar e José Alencar Miranda estão presos, em São Luís, suspeitos de serem lideres de uma quadrilha de agiotas que também estaria envolvida na morte do jornalista Décio Sá, em abril do ano passado. O jornalista foi executado a tiros em um bar, na Avenida Litorânea, após denunciar a morte do empresário Fábio Brasil, em Teresina. Fábio Brasil estaria devendo a quadrilha de agiotas e foi executado em via pública na capital do Piauí.


Usura II
A Operação Usura II foi deflagrada no último dia 25, pelo Departamento de Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, para apurar o desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses de Bacabal e Zé Doca. Foram cumpridos 19 mandados de condução coercitiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara da Justiça Federal de São Luís, para serem executados nos municípios maranhenses de São Luís, Bacabal, Pedreiras, Zé Doca e Caixas.

A Operação é um desdobramento da Operação Usura, deflagrada em maio/2011, que evidenciou desvios de recursos públicos federais do município de São João do Paraíso/MA, para o pagamento de ações de agiotagem.
Trata-se de uma fase da investigação onde se tenta obter declarações de pessoas envolvidas na investigação e a busca de documentos pertinentes às provas já obtidas.
A operação contou com a participação de 70 policiais e 11 servidores da CGU.

Do Imirante

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Tem passarinho com medo do ninho

    ResponderExcluir
  2. Tão falando que curio ta preso, mais vi ele agora disfilando de sw4 em Turilandia..

    ResponderExcluir
  3. O Maranhão é campeão de roubalheira em Prefeituras e Turilândia é a campeã do Maranhão. Tudo isto graças ao mega ladrão Domingos Curió, que juntamente com a sua quadrilha formada pelos filhos, irmãos, puxa-sacos e testas de ferro assaltaram a Prefeitura durante oito anos. O debochado foi indiciado ontem por desvio de dinheiro público. Isto é só o começo do calvário, longo calvário que ele vai percorrer. Tem muita gente com medo, principalmente aqueles que tem bens do Curió em seu nome, como é o caso do Vereador Vaqueiro. O Pau vai começar a cantar na casa de noca.

    ResponderExcluir
  4. O atual Prefeito Alberto Magno também está envolvido com agiotagem. O Pacovan foi preso e abriu o jogo. Turilândia, terra de politicos ladrões.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que o Ex-Prefeito Domingos Curió tem chorado muito. Ele não viu nada, pois tá vindo aí o resultado da roubalheira de milhões do dinheiro do Fundeb. Uma parte deste dinheiro passou pela conta bancária do Vereador Vaqueiro.

    ResponderExcluir
  6. Pensa num lugarzinho feio. Falo de Nunes Freire onde parece que o diabo deixou a chinela. Até agora a turma do Curió só fizeram roubar e nada mais. A taca vai cantar e vamos assistir a muita coisa ainda, pois o roubo foi enorme. Te segura ladrão. O vereador Vaqueiro está com o fiofó que não passa uma semente de fumo.

    ResponderExcluir
  7. Atenção Turilândia - Somos campeões em ladroagem no Brasil. A Policia Federal vai instalar uma Delegacia aqui na região, pois o número de ladrões é muito grande.

    ResponderExcluir
  8. Voce sabe quanto o Alberto Magno já recebeu em recursos até agora? trinta milhões de reais. O que mudou em Turilândia que não seja é claro da familia do Alberto Magno? E a fazenda comprada perto do povoado Pacas? Por onde anda finalmente o Prefeito Misterioso?

    ResponderExcluir
  9. ISSO NÃO VAI FICAR SÓ ASSIM, ALÉM DE DESVIO DE DINHEIRO TEM MORTES DE PESSOAS NO MEIO DESSE NINHO DE PASSARINHO, E O DINHEIRO DE TURILÂNDIA QUE FOI RETIRADO PARA CAMPANHA DO SEU FILHO EM GOVERNADOR NUNES FREIRE, QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA.

    ResponderExcluir
  10. é Nunes Freire, mesmo é o lugar onde tu dis que o diabo deixou deixou a chinela, de fsto eixou mesmo a chinela, o indalecio que era o prefeito esse que era o diabo então será que foi ele que deixou a chinela, mas o marcel curió prefeito não vai calçar a chinela desse diabo não, porque além de ser uma pessoa de bem é um homem crente temente a Deus, ele botou foi o diabo pra correr de nunes freire. curio ta trabalhando em nunes freire e não é ladrão. estão com inveja porque não tiveram a capacidade de ser prefeito. segura essa ai marcel é prefeito vocês querendo ou não bando de besta

    ResponderExcluir
  11. O que podemos afirmar em alto e bom tom é o seguinte - O EX-PREFEITO DOMINGOS CURIÓ, ACOMPANHADO DE SUA QUADRILHA FORMADA PELA MULHER, PELOS FILHOS, PELOS IRMÃOS, PELOS TESTAS DE FERRO, PODE SER CONSIDERADO HOJE O MAIOR LADRÃO QUE JÁ PASSOU POR UMA PREFEITURA NO MARANHÃO. AS PROVAS ESTÃO AI E MUITO MAIS COISA ESTÁ VINDO. LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA E NÃO EM FAZENDA COMPRADA COM DINHEIRO DE PREFEITURA. OREM BEM PELO CURIÓ PORQUE A TACA QUE ELE VAI PEGAR TALVEZ O CORAÇÃO DELE NÃO AGUENTE. LADRÃO É LADRÃO.

    ResponderExcluir
  12. OUTRA COISA - O POVO POBRE DE TURILÂNDIA GOSTA DE LADRÃO. JÁ VOTARAM EM TRÊS. TEODORO, CURIÓ E ALBERTO. QUEM SERÁ O PRÓXIMO LADRÃO A OCUPAR O CARGO? O VEREADOR VAQUEIRO TEM PRETENSÕES.

    ResponderExcluir
  13. E A CÂMARA MUNICIPAL QUE O A ALBERTO COMPROU BARATINHO LOGO QUE FOI ELEITO? O QUE ELES FAZEM ALÉM DE BATER PALMAS E FALAR MERDA?

    ResponderExcluir
  14. Valeu prefeito pela sua atitude tira esses bando de vagabundo de imvazores agora so falta tu robar menos pè de cobra

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, se você não sabe o que os vereadores fazem é porque você não acompanha a sessão na câmara. Deixa de postar besteira na internet e procura estudar mais. Seja um cidadão mais consciente. Dê a vossa contribuição ao povo de Turilândia mostrando quem você é e realizando o que você cobra dos outros.

    Acredito que se você se esconde atrás do anonimato é porque você não quer mostrar a boa bisca que você é.

    Vereadores, continuem fazendo o trabalho que cabe a vocês. Não se deixem abater por pessoas que gostariam de está no lugar de vocês.

    Anônimo, você sabia que inveja mata? É! Acelera o coração e o faz parar de repente. Cuidado, pratique Yoga e cuide da sua vida. O teu coração agradecerá.

    ResponderExcluir
  16. Amanda, além de bater palmas para todas as atitudes do Prefeito Alberto, eles realmente não estão fazendo nada, e nem podem fazer porque todos e sem exceção estão debaixo da saia do Prefeito, e outra coisa Vereador não Constrói, não contrata, não exonera, não paga e nem é são responsáveis pelas contas do município que recebem recursos do Governo Federal; mas foram eleitos para fiscalizar a boa e transparente aplicação de todos os recursos destinados ao nosso município, é muita tristeza que escrevo estas considerações mais representa a pura e mais nítida verdade, você com certeza já deve ter lido a publicação dessa matéria acima sobre desvios de recursos na gestão anterior em Turilândia, porque? porque a Câmara de Vereadores da Gestão Anterior também estava de olhos vedados e amordaçada pelo dinheiro sujo e sem poder desempenhar o seu verdadeiro papel, temos que ser realista e não podemos ser cegos de olhos abertos, aqui em Turilândia tudo vai mal, Educação, Saúde, Social, Infraestrutura, Cultura, Esporte; em fim sejamos realistas o Prefeito Atual, não esta fazendo nem o feijão com arroz. Deixo aqui meu apelo aos Vereadores " COBREM MAIS RESPEITO DO GESTOR COM O POVO DE TURILÂNDIA E PRINCIPALMENTE COM VOCÊS VEREADORES".

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Na mira da cadeia
    EX- PREFEITO DE TURILÂNDIA ACUSADO DE ENTREGAR 92 CHEQUES EM BRANCO PARA AGIOTAS
    O ex-prefeito de Turilândia, Domingos Sávio Fonseca Silva, conhecido como Domingos Curió, foi um dos que tiveram a “prisão coercitiva” realizada pela Operação Cheque em Branco da Polícia Federal, na semana passada.
    Como de praxe, o Blog do Luis Pablo investigou e descobriu que o ex-gestor forneceu 92 cheques em branco para a quadrilha do chefão da agiotagem no Maranhão, Gláucio Alencar – acusado de ser um dos mandantes do crime do jornalista Décio Sá.
    Toda essa quantidade absurda de cheques em posse do agiota foi apreendida pela Polícia Civil durante a Operação Detonando, que elucidou a morte de Décio Sá.
    A PF constatou que o bando de Gláucio foi beneficiado durante a gestão de Domingos Curió, que compactuou com a rede de agiotagem no Estado.
    O ex-prefeito, que é pai do prefeito de Governador Nunes Freire, Marcel Curió, poderá ser incriminado por corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e peculato.

    ResponderExcluir
  20. trabalho com irmão alderci e não posso aceitar etse adjunto marcus salgado ficar metralhando seu alderci a aqui na internet, olha marcus eu sei que é vc pois so quem tem as informações e vc , e eu já te peguei detonando o governo do alberto lembrar olhar teu padrinho já saiu e vc falou que ele não dava mais contem branco para justificar os saque do alberto e da tania pois as notas são de empresas fantasmas que nunca trabalharam aqui em nosso município. inclusive a empresa que do recolhimento de lixo galileu que vc falou. e vc bater no peito que vc ganha mais que o senhor alderci pelo menos o alderci não falar nada e vc sempre ta alimentando os advesarios. vereadores investiguem esta empresa galileu do lixo o marcus disse que os valores do lixo estão super faturados kd vc rogerio e gilmar
    abraço LL

    ResponderExcluir
  21. sec de administração adjunto marcus detorna vereadores, disse ele os vereadores são fácil de serem manobrados inclusive qualquer votação que a gente precisar ele fazem sinao eu corto os empregos dele aqui dentro do governo, e as prestações dos carros que alberto pagar para eles sem falar no 2 mil reais que cada um recebe todo mês quem entregar o dinheiro e a tania , e a s camionete que nos estamos pagando as prestações, sem falar os carros alugados e gasolina que nos damos a todos os vereadores, o vereador rogerio sabe do que falo, assim com vereador Gilmar, valdirzinho este nem se fala pois ta enrolado todinho com alberto fazendo a manutenção da iluminação publica em contrato secreto com valor super faturado, sem falar do vereador ribinha que tem ponto de casa alugada para escola assim como o vereador riquinho que so vem na minha sala pra saber do aluguel do carro dele e dos ponto de escola alugado dele no interior, enfim o vereador isanei este e so atrás de dinheiro eitas vereadoreszinho corruptos to que não aguento nem mais atende-los aqui em minha sala, desabafou o sec marcus comigo nesta semana, eu perguntei porque ele não sair então ele disse que precisar derrubar sec primeiro que é semi analfabeto aldercir, fico supreso em saber que seu marcus ganha mais que o aldercir e bate no peito que ninguém mexe com ele pois ele sabe de muitas coisas que podem ater cassar mandato do alberto, eita secretario malicioso ater quando o senhor vai ficar assim seu marcus. pare ser perseguir o pobre do seu aldercir.
    abraços semana que vem tem mais LL

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.