Pesquise Aqui

header ads

Mensagem de Natal de Flávio Dino

Paz e Justiça, artigo de Flávio Dino

Neste Natal que se avizinha, como em tantos outros, habituamo-nos a desejar Paz a nossos entes queridos. Afinal, é o sentimento mais comumente desejado pelos 7 bilhões de seres humanos e o valor mais caro a todas as religiões do planeta, tal como no Cristianismo.

Tão essencial quanto ela é a Justiça. Sem ela, a Paz equivaleria ao silêncio dos que se resignam diante das intempéries da vida e calam perante as injustiças. A Paz não advém, necessariamente, do silêncio e da apatia. Este não é o exemplo que Jesus nos deixou.

Pois Ele foi condenado à morte na cruz pelos poderosos, à época, exatamente após ter se indignado por uma situação com a qual não concordava. Como nos conta a Bíblia, Ele "expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas” (Mateus 21-12).

Não teria Jesus nos demonstrado, com essa passagem e tantas outras, que devemos lutar contra as injustiças em busca da Paz, mesmo que isso nos provoque derrotas temporárias, como foi a crucificação para Ele?

Jesus deixou claro, a todos nós que O seguimos, que Paz não é ausência de luta, mas a resultante da correção de injustiças. Todos passamos por situações parecidas em nossas vidas e temos de entrar em disputas para obter a Justiça que tanto queremos, por meio da qual poderemos obter a tão sonhada Paz – plena e verdadeira.

Lembro desses ensinamentos bíblicos quando fico sabendo, esta semana, que o PIB per capta do Maranhão - comemorado pelo governo do estado por ser o penúltimo e não mais o último do país - está atrás do da República do Congo, na África. Ou seja, o país que passou por uma das guerras civis mais sangrentas do século 20, dizimando gerações inteiras, tem renda por habitante melhor que nosso Maranhão. O que pode explicar isso? Qual guerra civil nos acometeu nas últimas décadas que não permite que nos desenvolvamos?

Como diz Cristo na parábola sobre o proprietário que não planta nada em seu terreno: “Eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos” (Mateus 21-43). “Dar frutos” é gerar riquezas a partir das possibilidades que se abrem em nosso caminho e ser generoso diante da fartura que somos capazes de produzir.
Aproxima-se a hora em que a "terra" será tirada dos que nada produzem, dos que não dão frutos. Mas, para tal, temos de agir como Jesus nos ensinou. Afinal, “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:-6)

Assim que penso o Natal: o nascimento de Jesus Cristo como sinal de esperança e fé. São esses sentimentos que têm me sustentado, especialmente nos últimos 2 anos em que atravesso o vale das dores eternas. Penso, neste momento, naqueles que não podem passar o Natal com sua família completa, por causa de violência, crimes, acidentes de transito, erros hospitalares. Um abraço fraterno a essas e a todas as famílias. E um Natal que renove a Justiça e a Paz!

 

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Linda mensagem . pena que já foi traído pelo doutorzao

    ResponderExcluir
  2. VAMOS APROVEITAR A MENSAGEM PARA FAZER UM CONVITE A TODO O POVO DE TURILANDIA, PARA A IANUGURAÇÃO DO POSTO DE GASOLINA DO EX-PREFEITO DOMINGOS CURIO EM BACABEIRA NO FINAL DO MÊS.. TEREMOS A PRESENÇA DA RADIOLA BUFALO DO MARAJÓ, QUE TEM O PATROCINIO DO FILHO DELE QUE É TESOUREIRO DA PREFEITURA DE NUNES FREIRE, O DANTINHA. PARA O CONHECIMENTO DO POVO DE TUILANDIA, ESTE POSTO DE GASOLINA FOI COMPRADO EM 2012 COM O DINHEIRO DESVIADO DO FUNDEB DO MUNICIPIO DE TURILANDIA. PORTANTO O POVO DE TURILANDIA TAMBÉM É DONO DO POSTO.

    ResponderExcluir
  3. O LADRÃO É TÃO DESCARADO QUE COLOCA NA INTERNET O CONVITE PARA INAUGURAÇÃO DO POSTO. O VEREADOR PUXA SACO QUE SE BENEFICIOU DESTA LADROAGEM ESTÁ DIVULGANDO NA CIDADE A FESTA DA ROUBALHEIRA.

    ResponderExcluir
  4. É pior é que o povo é cego demais dantinha tá espalhando migalha por Turilandia a troco de voto e depois destrói a cidade igual o pai dele.

    ResponderExcluir
  5. 2016 é Paulinho Curio 43!!! Quem for fraco sai da frente ou pula pro lado de car que o D8 vai passar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2016 é curio na cadeia e lambaia passando fome

      Excluir
  6. Engraçado como mizael é curio quem não lembra a humilhação que esse rapaz passou por culpa do curio.

    ResponderExcluir
  7. ATENÇÃO IDIOTAS DE TURILÂNDIA - FESTA HOJE DA REINAUGURAÇÃO DO POSTO DE COMBUSTIVEL DE DOMINGOS CURIÓ, EM BACABEIRA. ESTE POSTO FOI COMPRADO COM DINHEIRO ROUBADO DE TURILÂNDIA.

    ResponderExcluir
  8. esse flavio dino é outro ladrão que quer ficar rico as custas do maranhão.sai fora ladrão.

    ResponderExcluir
  9. Vou me candidatar para Prefeito de TURILÂNDIA em 2016 kkkkk

    ResponderExcluir
  10. um verdadeiro desmando político tomou conta de turilândia. assim nossa cidade se transformou numa toca de abrigar bandidos e ladrões, cobras, roedores. há uma corja de corruptos que se calam quando na verdade deveriam ser os porta-vozes dos interesses da sociedade. uma cidade parada sem nenhuma especie de atrativo, a não ser nos submundos da ignorância onde reina a espoliação do dinheiro publico. resultado: uma cidade cada vez mais violenta e miserável.

    ResponderExcluir
  11. por onde anda a vereadora aldeice gusmao nos bares de santa helena e turilandia nao faz nada pela cidade ela e o pai estao vendidos para alberto

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.