17 de fevereiro de 2016

Um prefeito não é o dono da cidade

"Um prefeito não é o dono da cidade, muito menos o proprietário dos destinos das pessoas". Ouvi esta frase, certa vez, em um evento de formação da sociedade civil para o exercício do controle social na cidade de Santa Helena-MA.

A sabedoria popular aqui foi perfeita. Vejam bem, um prefeito nada mais é que um servidor público. A grande diferença é que o acesso dele ao cargo não se dá por concurso público ou por livre nomeação e exoneração. E sim pelo voto popular.

Baseado nesse raciocínio, o "patrão" dele somos nós. Não o contrário. Precisamos empoderar a sociedade para que ela perca o medo e denuncie os desmandos.

Já sei, a cidade não tem protagonismo econômico algum e toda a renda local decorre dos empregos na prefeitura. Isso é mais uma falácia para mascarar  o imobilismo das pessoas.

Como a maioria da população não trabalha na prefeitura esse receio é nulo. Como se vê, falta-nos vencer o comodismo e a "gritaria silenciosa" de boa parte dos munícipes.

Sabendo dos seus direitos e realizando uma cobrança mais qualitativa as coisas tendem a mudar.

Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

0 comentários:

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.