28 de agosto de 2017

Escola de Pastos Bons foi a grande campeã da categoria masculina na modalidade de Capoeira

  1. Escola Theoposteles Teixeira, de Pastos Bons, foi a grande campeã da categoria masculina.
A modalidade Capoeira definiu seus campeões pelo Campeonato Escolar dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017, competição promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). As disputas do esporte, realizadas no ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), terminaram no último sábado (26). 

Neste ano, a capoeira foi realizada em dois dias de competições e contou com a participação de 128 atletas, entre infanto e infantil, de 37 escolas de 15 municípios do Maranhão.

A coordenadora da modalidade, Elaine Dutra, sempre atenta e atenciosa comandou as competições com precisão. " Estamos muito felizes pela organização neste ano o setor de saúde, segurança, limpeza nos deixa muito confortável", disse a coordenadora.

A competição de capoeira é analisada por três árbitros onde cada um analisa um critério. Um observa e analisa o volume de jogo, o segundo a tradição e o terceiro a técnica dos atletas que envolve defesa e ataque e assim a nota é decidida. Há ainda um quarto árbitro que apita e comanda a roda de capoeira.

O capoeirista Luís Henrique, de apenas 12 anos, veio da cidade de Pastos Bons e se mostrou muito satisfeito em participar dos jogos. Ele aguardava ansioso sua pontuação.

Nas disputas, a escola que se consagrou campeã da categoria infantil feminina foi a escola Amaral Raposo, de São Luís, em segundo lugar com a prata ficou a escola Comecinho de Vida, de Anajatuba, e em terceiro com a medalha de bronze ficou a Escola João Piamarta, de São Bento.

Já no masculino, a escola Theoposteles Teixeira, de Pastos Bons, alcançou a maior pontuação. Em segundo, a escola Castelo do Saber, de Imperatriz, e em terceiro a escola Antônio Reginaldo Lopes, de Guimarães.

No infanto feminino quem levou o ouro foi a escola Nossa Senhora da Assunção, da cidade de Guimarães. A prata ficou para a escola professora Galvão Deise de Sousa, da capital, e o terceiro lugar para os atletas do IFMA do Monte Castelo.

José Henrique, secretário de esporte do município de Guimarães, gostou da organização e se demonstrou grato pela recepção oferecida pelo governo à sua delegação.

Domingos Pereira, professor de capoeira de duas escolas da cidade de Pastos Bons, frisou a importância e a preocupação que tem com seus atletas." Nós fazemos uma seleção minuciosa, o aluno só vem competir se tiver bom rendimento escolar.  Tem que ter dedicação e boas notas em primeiro lugar”, disse o professor.

Fonte: Sedel / Texto: Jéssica Braga / Foto: Orcenil Júnior
Mais Recente
Próxima Notícia
Leia Também

0 comentários:

Deixe aqui sua opinião.
Atenção: Comentários com palavras ofensivas ou críticas fora de propósito, ligados ou não ao tema,serão deletados. Ataques pessoais ou a marcas, difamações, racismo ou obscenidades não são permitidos.